Home Fimai Ecomondo 2016 Sustentabilidade Industrial recebe importante incremento com a FIMAI ECOMONDO Brasil

Sustentabilidade Industrial recebe importante incremento com a FIMAI ECOMONDO Brasil

0
0
Coletiva de imprensa, na Fiesp, apresentou os objetivos da fusão das feiras brasileira e italiana, que resultou na formação da FIMAI ECOMONDO Brasil
Coletiva de imprensa, na Fiesp, apresentou os objetivos da fusão das feiras brasileira e italiana, que resultou na formação da FIMAI ECOMONDO Brasil

Como foi oficialmente anunciada em entrevista coletiva, realizada dia 18 de maio, no auditório da FIESP, em São Paulo (SP), os grupos realizadores da brasileira FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade e da italiana ECOMONDO – Feira Internacional de Recuperação de Matéria e Energia e de Desenvolvimento Sustentável, firmaram a fusão das estruturas e suas experiências. A FIMAI com 17 anos bem-sucedidos como referência na América do Sul e a ECOMONDO, uma das mais importantes da Europa, ampliando a sua atuação no quarto continente, unem-se numa nova feira que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em São Paulo, ocupando o Pavilhão Branco do Expo Center Norte.

Resultado de negociações durante o ano de 2014, as diretorias encontraram vários fatores convenientes para ambos os grupos em prol da fusão das duas feiras, inclusive pela atuação tanto como organizadores de feira de negócios e convenções, quanto na área de publicações. Julio Tocalino Neto, presidente da FIMAI ECOMONDO Brasil, recebeu aos jornalistas, colegas do Conselho de Meio Ambiente – COSEMA, da FIESP, antigos expositores e anunciantes da Revista Meio Ambiente Industrial, parceiros e amigos e apresentou os executivos parceiros. O lançamento da FIMAI ECOMONDO Brasil foi prestigiado por Flávia Bresciane, representando a Italian Trade Agency – ITA/ICE São Paulo; por Edoardo Pollastri, presidente da Câmara de Comércio Italiana – Italcam, grandes incentivadores no processo de integração das feiras. Estavam presentes também dois membros do Comitê Científico da FIMAI/RMAI: professores Gil Anderi, da Poli-USP; e Marcio Nahuz, do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

A operação faz parte das iniciativas da Fiera Rimini, por meio da Expo Estratégia Brasil, realizadora da Feira ECOMONDO, a 2ª mais importante na Europa, cujo diretor Simone Castelli esteve no lançamento para apresentar a corporação: “A ECOMONDO é formada por 16 pavilhões, que comportam cinco divisões temáticas, sendo qualidade da água, tratamento de esgotos, energias alternativas, Cidade Sustentável, além da H2R, uma divisão dedicada aos veículos do futuro. Dessa forma, a estrutura vai complementar a FIMAI e oferecer os sistemas e processos já disponíveis na Europa e que não vieram ainda para o Brasil por questões como logística e outras barreiras continentais”.

Idealizador da FIMAI e um dos executivos brasileiros mais atuantes no setor de sustentabilidade industrial, Julio Tocalino Neto, falou sobre as novas características da feira: “Sempre houve interesse de empresas europeias no mercado brasileiro e agora, com as articulações para viabilizar outros aspectos legais e práticos, a FIMAI ECOMONDO Brasil chega com a proposta de ser mais completa, no sentido de atender a todas as áreas da produção ambientalmente responsável. Além disso, será uma significativa cooperação, ainda mais intensa, nos seminários e congressos, com especialistas altamente qualificados compartilhando conhecimentos e orientando os profissionais brasileiros”, declarou.

Em paralelo, a FIMAI ECOMONDO Brasil irá realizar os eventos: XVII SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, a 2ª Oil Spill Brazil; o 2º Seminário Brasil e Termelétricas – “Essa Energia é Nossa!”; e a primeira edição do Seminário Construção Sustentável.

A Expo Estratégia Brasil engloba ainda o Grupo Italiano Tecniche Nuove/Senaf, representada por Francesca Ferilli, que opera em países como Brasil, China, África do Sul, Espanha e Escandinávia, edita 160 publicações especializadas e organiza mais de 30 feiras no total. Francesca também esclareceu questionamentos sobre a fusão e comentou “que a entrada neste grupo também prevê investimentos no setor de publicações especializadas, inclusive nas plataformas digitais que são uma tendência global nas comunicações”.

 

Próxima etapa: Apresentação do Comitê Científico e RMAI 20 anos

A FIMAI ECOMONDO Brasil contará com um Comitê Científico organizador do evento, formado por presidentes e diretores das mais importantes entidades reguladoras e associações ligadas ao setor, para respaldar os critérios técnicos da feira: CETESB, FIESP, ABNT, IBAMA, ANA, SEBRAE, AESABESP, ABIPLAST, ABPCEA, ABETRE, ABRELPE, CONFEA, CEMPRE, POLI-USP e IPT.

A fusão das feiras será tema da edição especial da Revista Meio Ambiente Industrial – RMAI, que em maio completa 20 anos no segmento editorial especializado. Para marcar a parceria, a publicação pioneira na divulgação das iniciativas do setor industrial em prol da produção sustentável e que inspirou a realização da FIMAI, contará com uma seção exclusiva para mostrar as novidades da FIMAI ECOMONDO Brasil a cada edição.

Sobre a FIMAI

Organizada por 17 edições pelo grupo RMAI, formado pela Revista Meio Ambiente Industrial e o BCB – Brazilian Carbon Bureau e a Ambientepress Produções, a FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade se consolidou como o maior evento anual do setor ambiental na América Latina. Concentra mais de 400 expositores, recebendo visitantes do mundo todo, com circulação média de 15 mil profissionais, em três dias de feira e contribuí com conteúdo específico como o SIMAI, a Oil Spill Brazil, o Seminário Brasil e Termelétricas – “Essa Energia é Nossa!”.

Sobre a ECOMONDO

Considerada a 2ª maior feira da Europa, a ECOMONDO – Feira Internacional de Recuperação de Matéria e Energia e de Desenvolvimento Sustentável é organizada pela Rimini Fiera, na Itália. Com circulação de mais de 100 mil visitantes estrangeiros, a feira concentra cerca de 1.200 expositores, distribuídos por setores em 16 pavilhões, nos 100 mil m2 do Centro de Convenções, mantém na programação as iniciativas Sustainable City; a H2R;a Bio Based Industry; a Eco Innovation; e ainda o Sustainable Development Awards.

 Sobre a RMAI

Há 20 anos no mercado, a meta principal da revista Meio Ambiente Industrial, desde sua fundação, é oferecer suporte às empresas no sentido de melhorar suas atuações em prol da sustentabilidade e servir como base de pesquisas para profissionais e estudantes do setor industrial. Com o objetivo de “informar para formar” a RMAI conta também com o Portal de Notícias, contemplando seu Acervo Digital onde estão disponíveis todas as edições publicadas desde 1996. Hoje, a RMAI integra o grupo italiano Tecniche Nuove, multinacional de comunicação e de grande expertise editorial, com sede na Itália.

Mais informações:

Studio Graphico de Comunicação

Cristiane Del Gaudio

+55 11 99578-4813 / +55 11 4787-1322

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *