Home Seções Economia Verde Sustentabilidade e desenvolvimento
0

Sustentabilidade e desenvolvimento

0
0

hand holding Green city concept, cut the leaves of plantsO Sinproquim – Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo, parte para o segundo semestre de 2016 com sua nova diretoria empossada e o desejo de estimular o desenvolvimento da indústria química e petroquímica do Estado de São Paulo.

Os desafios dessa indústria não são poucos – vão desde entraves logísticos resultantes da falta de investimentos em infraestrutura no País, passando pelos altos custos da energia, as dificuldades de acesso ao crédito, a alta dos juros e da carga tributária que onera a produção e promove impacto direto no crescimento. Nesse contexto, o trabalho do Sinproquim se firma em apoiar o setor que representa, na busca pela qualificação, capacitação e crescimento.

O estímulo ao desenvolvimento tecnológico, promovendo soluções cada vez mais baseadas na sustentabilidade e na eficiência energética está entre os focos do sindicato, que segue dando suporte às ações junto a órgãos como o BNDES e o Desenvolve SP para o fomento à pesquisa e inovação, na busca de promover maior competitividade para o setor.

Além dos temas tradicionais em que o Sinproquim atua, tais como as pautas trabalhistas, acompanhamentos de assuntos de interesse da indústria no Legislativo e no Executivo, a entidade lança um olhar mais apurado para a pequena e média empresa do segmento químico, com vistas a agregar valor a este segmento.

Ainda este ano, o sindicato lançará o Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo, que reunirá cerca de 700 indústrias do estado, promovendo dessa forma um registro das atividades desse setor em toda a sua diversidade de composição, estrutura e de produção.

O Guia vai mostrar que São Paulo está dando um salto significativo no campo da tecnologia, da eficiência energética e das soluções sustentáveis da indústria química e que há espaço para crescer. Um exemplo disso são as especialidades, uma vez que o setor, somente em São Paulo, produz mais de 1500 diferentes produtos.

É a partir de um conhecimento mais apurado de nossa indústria, de suas vocações, potencialidades e também sobre o que é preciso para melhorar e avançar, que poderemos oferecer apoio e buscar, junto aos segmentos responsáveis, possibilidades de pavimentar o desenvolvimento do nosso setor fazendo com que se torne referência para outros segmentos industriais no Brasil.

O crescimento da indústria química proporciona avanços para setores em que ela participa ativamente, tais como o de alimentos, farmacêutico, cosmético, tintas e vernizes, automotivo, agricultura, saúde, têxtil, entre outros. Independente da situação política e econômica, entendemos nosso segmento como uma fonte em que vários outros setores se apoiam para buscar competitividade e desenvolvimento. E estamos seguros com nossos esforços na busca de soluções mais eficientes para o Planeta poder ajudar o protagonismo deste setor na busca de sustentabilidade e desenvolvimento.

Nelson Pereira dos Reis

Nelson Pereira dos Reis é presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (SINPROQUIM), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da entidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *