Home Notícias Suatrans integra comitê da NFPA

Suatrans integra comitê da NFPA

0
0

SuatransNo atendimento a uma emergência com vazamento de produto químico e/ou incêndio, os esforços são voltados a um ponto primordial: a preservação da vida humana e do meio ambiente. Os profissionais que atuam neste tipo de operação devem seguir normas e procedimentos capazes de assegurar que todo o trabalho de resposta seja realizado com vistas à mitigação de riscos e em plena segurança. No que se refere a isto, a NFPA (National Fire Protection Association) é uma das instituições normativas de maior representatividade do planeta.

Fundada nos Estados Unidos em 1896, a NFPA é responsável por mais de 300 códigos desenvolvidos para minimizar riscos e impactos de incêndios, emergências químicas e outros perigos à qualidade de vida, estabelecendo critérios para atividades relacionadas aos temas nos Estados Unidos e em outros países ao redor do globo. A organização possui mais de 200 comitês técnicos.

Cada uma das comissões, para sua atuação específica, elabora propostas e revisões de padronizações em um processo que é credenciado pela American National Standards Institute (ANSI), organização estadunidense sem fins lucrativos, equivalente à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Há pouco, no mês de abril, Marcel Borlenghi, Diretor da Suatrans, foi nomeado como “Special Expert” em um dos comitês da NFPA, o comitê 472, 473, 475 e 1072. Marcel é o primeiro brasileiro a integrar a comissão, que entre outras responsabilidades estabelece os requisitos para qualificação profissional, competência profissional, treinamento, procedimentos e equipamentos para os times de atendimento emergencial em ocorrências com materiais perigosos e armas de destruição em massa.

A Suatrans, especialista em emergências químicas, adota desde 2005 o standard NFPA 472 para treinar e certificar seus funcionários. “A qualificação dos funcionários em um padrão internacional tem sido um processo de melhoria contínua, já há 11 anos em desenvolvimento, e que tem permitido a Suatrans a aprimorar exponencialmente suas capacidades de resposta a emergências químicas em termos de eficiência e segurança”, comenta Jorge Carrasco, Superintendente de Operações da Suatrans e também membro do comitê 472, 473, 475 e 1072 desde 2012.

Com uma adesão que inclui mais de 70 mil membros em quase 100 países, a NFPA é líder mundial em prevenção de incêndios, acidentes com materiais perigosos e uma fonte técnica em segurança pública. O Comitê Técnico NFPA 472, 473, 475 e 1072  é composto por 33 membros principais e 30 membros alternos, todos eles profissionais altamente qualificados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *