Home Notícias Siemens entrega à Prefeitura de Jundiaí ferramenta que auxilia na sustentabilidade do município

Siemens entrega à Prefeitura de Jundiaí ferramenta que auxilia na sustentabilidade do município

0
0

Com o City Performance Tool (CyPT), município consegue visualizar o impacto das emissões de CO2 a longo prazo e adotar medidas para evitar danos ambientais

A Siemens acaba de entregar ao município de Jundiaí o City Performance Tool (CyPT), estudo que identifica as melhores tecnologias a serem aplicadas em edifícios, setor energético e transportes, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 no âmbito urbano.

Realizado em mais de 20 países, sendo esse o primeiro no Brasil, o estudo repensa o desenvolvimento urbano a longo prazo, avaliando cenários futuros e sugerindo soluções que atinjam as metas ambientais. Dessa maneira, a companhia auxilia a cidade de Jundiaí nas tomadas de decisões, possibilitando melhor investimento em infraestruturas mais adequadas e sustentáveis, além de prever o impacto de certa tecnologia antes mesmo de aplicá-la.

Henrique Paiva, Head de Sustentabilidade e Relações Governamentais da Siemens no Brasil, garante que o CyPT posiciona a companhia alemã como aliada dos municípios brasileiros, auxiliando em mudanças que impactam positivamente a vida de cada cidadão. “Por meio de nossa iniciativa, levamos às cidades medidas inteligentes como a geração de energia com fontes renováveis, utilização de tecnologias mais eficientes energeticamente e a implementação de um transporte com a redução de 75% de emissão de poluentes“, complementa.

Para a conclusão do estudo, a empresa atuou em conjunto com a Prefeitura de Jundiaí para coletar informações necessárias para a confecção do levantamento, que incluem a área geográfica do município, matriz energética, infraestrutura, demanda e modelo de transporte. “Dessa forma, traçamos um perfil inicial da cidade e apresentamos os valores de emissões para os anos de 2030 e 2050, além de três cenários que incluem um número de iniciativas que constam nos planos da Prefeitura, ou de tecnologias que se gostaria de implementar a longo prazo“, explica Henrique.

De acordo com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, sete Unidades de Gestão do governo estiveram envolvidas na identificação dos dados que  nortearam o projeto desenvolvido pela Siemens para reduzir a emissão de poluentes na cidade. “A proposta é compartivel com os conceitos de cidade inteligente e com a formatação da agenda Jundiaí 2030, planejada para que o Município se mantenha competitivo diante dos desafios ao crescimento“, afirma o prefeito.

Luiz Fernando avalia de forma favorável o fato de a cidade ter acesso a uma ferramenta com enfoque sustentável e que direcione investimentos de modo a trazer  resultados efetivos para a população. “Atualmente é impensável conduzir o planejamento urbano sem levar em conta a sustentabilidade. Por isso, fomos buscar quem é referência no assunto e tem experiência global, sempre com a expectativa de deixar um legado para as próximas gerações.“

Além da cidade de Jundiaí, o CyPT atua também como uma plataforma colaborativa, podendo ser estendido a outras cidades, criando uma grande rede por meio da análise de dados de outras cidades, aplicação de melhores práticas e lições aprendidas. A parceria com a Prefeitura de Jundiaí é similar às que a Siemens realiza em dezenas de cidades ao redor do mundo, como São Francisco, cidade do México, Copenhagen e Madrid, entre outras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *