Home Seções Economia Verde Semana do Meio Ambiente da Fiesp debate resíduos sólidos, reciclagem e logística reversa
0

Semana do Meio Ambiente da Fiesp debate resíduos sólidos, reciclagem e logística reversa

0
0
Além dos debates, no primeiro dia do evento (4/6), será aberta a exposição “Da Indonésia à Amazônia – Expedições, de Jean-Michel Cousteau, filho do documentarista francês Jacques Cousteau. Também será realizada a solenidade de entrega da 25ª edição do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

A Semana do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), chega a 21ª edição, com três dias (4 a 6/6), com intensa programação sobre os mais variados temas e com a presença de inúmeros especialistas e autoridades.
O tema do evento é Resíduos Sólidos: Responsabilidade com o Desenvolvimento.

No primeiro dia do event, será inaugurada a exposição “Da Indonésia à Amazônia – Expedições”, de Jean-Michel Cousteau, na galeria de fotos do Centro Cultural Fiesp, às 11h. Jean-Michel é filho de Jacques Cousteau, famoso documentarista, cineasta e oceanógrafo. A exposição reúne fotografias de diferentes partes do mundo, captadas durante mais de 60 anos nas viagens da família Cousteau no maior trabalho de exploração do oceano de toda a história. As fotos seguem disponível para a visitação até o dia 4 de agosto.

Na quarta-feira (5/6), segundo dia do evento, especialistas e autoridades debaterão logística reversa, tema cada vez mais na agenda das cidades e das indústrias do país. A Fiesp é referência no assunto, uma vez que criou um Sistema e Logística Reversa de Embalagens que realiza periodicamente concorrências para comercializar notas fiscais de reciclagem.

De acordo com Nelson Pereira dos Reis, diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens da Fiesp reúne cooperativas de catadores, operadores logísticos, empresas clientes e uma startup certificadora dos créditos de reciclagem. “Com a concorrência de certificados de reciclagem as empresas encontram uma forma mais segura de adquirir a comprovação de que estão atingindo a meta de Logística Reversa, que é de 22%”, informa.

Nas concorrências realizadas, já foram comercializadas 35.398 toneladas de embalagens recicláveis certificadas. O valor total da comercialização de certificados com as concorrências ultrapassou o montante de R$ 2,2 milhões.
Na quinta-feira (6/6), o evento reunirá especialistas do setor e autoridades do Ministério do Meio Ambiente e de secretarias estaduais e municipais que irão debater questões como políticas públicas de resíduos sólidos, modelos de produção, consumo e descarte, reciclagem, logística reversa e geração de energia.

25º PRÊMIO DE MÉRITO AMBIENTAL

A entrega do 25º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental será às 18h, no dia 4 de junho. Há quase três décadas, a premiação reconhece as melhores iniciativas do setor industrial quando o assunto é sustentabilidade. A jornalista da revista Meio Ambiente Industrial, Sofia Jucon, é uma das integrantes da Comissão Julgadora do prêmio ao lado de especialistas de entidades como Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb),Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP).

Ao todo, 365 empresas já participaram do prêmio que contou com mais de 662 projetos inscritos. Todos eles juntos possibilitaram que 10 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser geradas e 429 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem consumidos. Somados, esses e vários outros indicadores resultaram em uma economia de mais de R$ 2,5 bilhões para as empresas. E, consequentemente, em um meio ambiente mais equilibrado.
Entre as empresas que já tiveram suas iniciativas premiadas, Ford Brasil, HP Brasil, Eaton, BASF, Eletropaulo entre outras.

No terceiro e último dia da Semana do Meio Ambiente, serão discutidas geração de energia e a política fiscal e tributária dos materiais recicláveis.
A 21ª Semana do Meio Ambiente celebra também o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, que é principal data das Nações Unidas para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental.

O evento é aberto ao público. Os interessados em conhecer a programação completa e em realizar a inscrição devem acessar o site: hotsite.fiesp.com.br/meioambiente/2019/index.html
Os interessados devem enviar credenciamento até esta segunda-feira (03/06), às 10h, para mariana.soares@sesisenaisp.org.br ermatuck@fiesp.com.br .

Serviço:
21ª Semana do Meio Ambiente
Data: de 4 a 6 de junho, das 9h às 18h
Local: FIESP – Espaço Nobre, 15º andar
Mais informações:
Mariana Soares
Fone: 11 3549.4484 / 97505.6242
mariana.soares@sesisenaisp.org.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *