Home Seções Eficiência Energética Schneider Electric ajuda BRMALLS a monitorar consumo de energia de seus shoppings

Schneider Electric ajuda BRMALLS a monitorar consumo de energia de seus shoppings

0
0

Schneider ElectricNo início de 2014, a maior administradora de shoppings centers do Brasil procurou a Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, para ajudá-la a reduzir um dos seus maiores gastos: a conta de energia elétrica. Hoje, quase dois anos depois, a BRMALLS monitora o consumo de seus 38 shoppings administrados em todo o Brasil graças a uma tecnologia de Eficiência Energética da Schneider Electric, chamada Web Energy.

Com o título de primeira plataforma no Brasil a oferecer uma visão inteligente e integrada do consumo de energia, a Web Energy atualiza os dados de monitoramento a cada 15 minutos e gera relatórios customizados de acordo com a necessidade do cliente – demanda, consumo e fator de potência por dia, semana ou mês -, além de simular a fatura de energia elétrica. “Se a meta de consumo ou demanda contratada junto à concessionária de energia é ultrapassada ou o fator de potência está fora dos limites normativos, alarmes são enviados por e-mail ao cliente”, explica Mathieu Piccin, gerente de Energy & Sustainability Services da Schneider Electric.

A BRMALLS, contudo, queria mais do que receber alertas via e-mail e desafiou a Schneider Electric a inovar e criar uma aplicação exclusiva dentro do sistema da Web Energy: uma plataforma em que fosse possível visualizar, simultaneamente e sem interrupções, gráficos com medições de consumo e demanda de todos os seus shoppings.

O desafio foi aceito e, hoje, a empresa conta com uma sala de controle equipada com monitores que mostram, em tempo real, o consumo de cada um de seus 38 shoppings administrados. “Nosso objetivo era visualizar o consumo e demanda de todas as unidades em uma só plataforma. Assim é possível analisar e comparar as informações rapidamente e agir de forma mais assertiva para evitar gastos desnecessários e potencializar a economia de energia”, explica Ricardo Tiecher, Especialista Corporativo de Operações na BRMALLS, que junto com Ronaldo Campos, consultor em energia pela Schneider Electric, contribuiu para o desenvolvimento da plataforma de monitoramento contínuo.

Quando shoppings com perfil energético semelhante apresentam consumos muito distintos em um mesmo período, por exemplo, a área corporativa entra em contato imediatamente com a equipe local para entender o que está causando o comportamento fora do padrão e, se necessário, adota medidas corretivas. Com a tecnologia da Web Energy, é possível identificar as áreas dentro do shopping que consomem mais energia e, então, planejar melhorias como a troca de equipamentos por modelos mais eficientes e sustentáveis.

A cobrança de energia elétrica em grandes consumidores (alta e média tensão), como empresas e indústrias, é feita de forma diferente da residencial (baixa tensão). Enquanto nas casas é contabilizado apenas o consumo (kWh), os grandes consumidores arcam também com o custo da demanda contratada, e pagam por ela um valor previamente determinado, seja ela usada ou não.

E é justamente aí que está um dos principais benefícios financeiros da Web Energy: além de evitar multas por ultrapassagem dos limites normativos, que pode chegar a três vezes o valor da tarifa normal de demanda, a ferramenta ajuda o cliente a entender a demanda ideal para a sua empresa, evitando que pague por algo que não está usando. “A ferramenta mostra o que não dá para enxergar na fatura de energia. É um olhar mais aprofundado e inteligente sobre um recurso que está ficando cada vez mais caro, principalmente no Brasil”, afirma Mathieu Piccin, da Schneider Electric.

A Web Energy é uma tecnologia de baixo custo. Não demanda altos investimentos e tem um custo mensal por ponto instalado. “Com a instalação da Web Energy, nós passamos a ter uma visão mais crítica do nosso perfil energético, e agora tomamos decisões mais rápidas e de alto impacto para reduzir gastos com esse insumo”, afirma Ricardo Tiecher, da BRMALLS.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *