Home Seções Economia Verde Sabesp usa geradores a gás em transposição de águas

Sabesp usa geradores a gás em transposição de águas

0
0
Grupos geradores já estão em operação na transposição de águas do Sistema Rio Grande e terão menor impacto ambiental

A Tecnogera, empresa com mais de 10 anos de mercado especializada em soluções completas em energia temporária, incluindo implantação e operação de plantas de energia, foi contratada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para a instalação de uma mini-usina geradora de energia em uma estação de bombeamento de águas do Sistema Rio Grande para o Alto Tietê. O objetivo é aumentar a segurança hídrica da Grande São Paulo.

Os grupos geradores vão oferecer uma potência instalada de 14,5 MVA e já estão em operação na interligação Rio Grande-Taiaçupeba, em Ribeirão Pires, cidade da grande São Paulo. Como são movidos a gás, eles têm menor impacto ambiental e baixa emissão de ruídos.

Os geradores usados na transposição são da Siemens, que realizou a vendas para o projeto desenvolvido pela Tecnogera para atender a demanda da Sabesp.

“O uso de geradores a gás faz parte da estratégia da Tecnogera em oferecer motores menos poluentes. Como a nossa tecnologia ainda está em desenvolvimento, para esse projeto contamos com o apoio da Siemens como fornecedora”, diz Abraham Curi, CEO da Tecnogera.

A interligação entre o sistema Rio Grande (que faz parte da Represa Billings) e o Alto Tietê (Represa Taiaçupeba), foi uma das principais intervenções do Governo do Estado de São Paulo após a crise hídrica de 2014, com o objetivo de diminuir o uso do Sistema Cantareira. Nesse período, São Paulo passou por um período de escassez e racionamento de água, já que a falta de chuva baixou o nível de água das represas. A parceria entre a Siemens e Tecnogera irá gerar a energia necessária para mover grandes volumes de água por meio de duas adutoras de mais de 10 km de extensão.Depois disso, a água ainda segue pelo fluxo natural do córrego Taiaçupeba-Mirim por mais 11,5km até chegar à represa.

A energia disponibilizada pelos geradores da Tecnogera é capaz de bombear um volume de 4000 litros de água por segundo.

Além dos grupos geradores, o projeto da Tecnogera envolve uma solução completa para a necessidade da Sabesp, incluindo serviços de comissionamento e manutenção preventiva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *