Home Notícias RS sedia curso sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
0

RS sedia curso sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

0
0

Nos dias 2 e 3 de junho próximo, em Porto Alegre, RS, será realizado um curso com o objetivo de capacitar profissionais para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Os instrutores são profissionais com mais de 17 anos de experiência setor Privado e Público, na gestão da Cadeia de Resíduos, com especialidade em: Gerenciamento e Valorização de Resíduos, Green Supply Chain, Treinamentos, Adequação de Sistemas de Gerenciamento de Resíduos a Legislação Ambiental, Transporte de Resíduos, Auditorias em Sistemas de Gerenciamento de Resíduos e em Fornecedores, Duo Diligencie.

Segundo Cristiane Maurer Koch, engenheira química e de segurança do trabalho, da Epam Ambiental – Engenharia e Soluções, empresa organizadora do curso, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é obrigatório às atividades comerciais e industriais responsáveis pela geração de resíduos

“Com o PGRS, as empresas podem minimizar a geração de resíduos, além de promover o máximo reaproveitamento e reciclagem de materiais, como forma de reduzir os impactos ao meio ambiente”, informa.

Além disso, o PGRS indica as formas ambientalmente adequadas desde as etapas de geração, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem e destinação dos resíduos. Além dos benefícios pelo manejo adequado dos resíduos sólidos, a implantação efetiva de um PGRS pode proporcionar vantagens às empresas, ao melhor custo benefício.

O curso abrange tópicos como: legislação aplicada aos resíduos sólidos, caracterização e classificação dos resíduos e instrumentos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Ferramentas Práticas para Gestão e Controle de empresas para disposição dos resíduos; Auxílio na Homologação de Fornecedores de Transporte e Tratamento de Resíduos para verificar a idoneidade ambiental para avaliação do licenciamento dos mesmos; Assistência na identificação das soluções para os resíduos gerados e implantação de sistema de controle da gestão de resíduos e dos respectivos comprovantes de destinação; Modelos de comunicação com os setores envolvidos na Gestão de Resíduos e comunicação com órgãos governamentais. O curso contará ainda com debates e seção de perguntas. “Os participantes se tornarão aptos para elaboração de um PGRS”, afirma Cristiane.

A Revista Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade é apoiadora do evento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *