Home Seções Economia Verde Projeto de bike share permite trocar lixo por mobilidade
0

Projeto de bike share permite trocar lixo por mobilidade

0
0
A Agência Trunfo investiu até agora R$ 1 milhão no desenvolvimento do Peg Bike Re-Ciclo (Foto: Leandro Asai/ Agência Trunfo Eventos)

Em sintonia com o conceito de Cidade do Futuro, que prima pela mobilidade verde, fontes de energia alternativas e melhorias na qualidade do ar e da vida, Agência Trunfo lança o Peg Bike Re-Ciclo, projeto 100% sustentável de bike share, que levou dois anos para ser desenvolvido e que recebeu até agora investimento de R$ 1 milhão. A iniciativa é considerada 360°, pois a agência, além de ser a responsável por desenvolver a tecnologia de ponta, criou um modelo que fomenta a reciclagem, a qualidade de vida e que ainda possui caráter social.

Na concepção da Trunfo, os bicicletários serão formados por totens e bicicletas sustentáveis, alimentados por energia solar e que disponibilizarão Wi-fi em um raio de vinte metros. As bikes são recicladas (a base de garrafas pets), com alto desempenho e durabilidade frente aos modelos convencionais, além de mais leves, são resistentes e não enferrujam. As “magrelas” terão carregadores de celular com energia gerada a cada pedalada.

Segundo Luciano Samarco, fundador da Agência Trunfo e idealizador do projeto, o Peg Bike Re-Ciclo vai muito além do compartilhamento de bikes para resolver a questão de mobilidade. É uma iniciativa que abre espaço para outras questões também importantes como reciclagem de lixo, cidadania e necessidades sociais. “Com este propósito, disponibilizaremos coletores de garrafas Pet em supermercados, farmácias e postos de gasolina e outros espaços onde as pessoas  poderão trocar lixo por créditos que podem ser utilizados em uma nova locação de bicicleta, e as pedaladas transformadas em cestas básicas ou refeição”. O software da Peg Bike Re-Ciclo será responsável em converter as pedaladas em quilos de alimentos, que depois serão doados para instituições, ONGs ou programas de alimentação solidária.

Para Samarco, o projeto é revolucionário e tornará a cidade de São Paulo um exemplo no mundo: a primeira a trocar lixo por mobilidade e que incentiva a prática esportiva para doação de alimentos.Percebemos que era preciso inovar, unindo mobilidade verde a ações sociais que realmente fazem a diferença. Temos a tecnologia e conhecimento de ponta a ponta que garantem a eficiência da proposta. A gestão do Ciclo Sampa da Prefeitura de São Paulo, com patrocínio da Bradesco Seguros, que trouxe novidades como bicicletas sem corrente, pneus que não furam, foi apenas um demonstrativo da capacidade de inovação e  foi o ‘gatilho’ para um ‘up grade’ não só tendo em vista a mobilidade, mas olhando para outras necessidades da cidade. Com a iniciativa todos estarão em favor do bem social e do planeta”, pontua.

O projeto visa múltiplos apoiadores, em especial os que desejam vincular sua marca a ações sustentáveis, de caráter social e tecnológico, que desejam estimular práticas de exercícios e incentivar a mobilidade verde. “Quanto mais empresas envolvidas, mais  bikes estarão disponíveis e menos lixo estará espalhado por nossas ruas e rios”, ressalta Luciano que emenda dizendo: “Qual empresa não gostaria de ter sua marca em várias esquinas e associadas ao bem? O Peg Bike Re-Ciclo gera ao patrocinador ganho exponencial em todos os sentidos, inclusive em marketing, afinal, nossas bikes são verdadeiros outdoors sobre rodas. Essa onda de manter a ‘Cidade Linda’ contagiou a Trunfo que promete hastear esta bandeira”, conclui.

Tendo em vista que São Paulo é considerada a cidade mais bem preparada da América Latina quando o assunto é mobilidade urbana, com mais de 468 km de espaços exclusivos para ciclistas, o empresário acredita que deva concentrar suas energias nesta região para iniciar a expansão do projeto e afirma já ter encaminhadas conversas com diversas empresas do setor privado. A expectativa também é de contar com o poder público. Para o segundo semestre, Samarco espera fechar ao menos quatro parcerias com multinacionais de diferentes segmentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *