Home Seções Economia Verde Programa Compromisso com o Clima abre edital para selecionar projetos de sustentabilidade
0

Programa Compromisso com o Clima abre edital para selecionar projetos de sustentabilidade

0
0

Ao apoiar projetos socioambientais que geram créditos de carbono, empresas participantes do Programa desejam escalonar suas metas de compensação
A partir de 22 de abril, o Programa Compromisso com o Clima abriu edital para captação de projetos que reduzem e/ou removem a emissão de gases de efeito estufa. As inscrições são gratuitas e poderão ser submetidas até o dia 20 de maio.
O Programa Compromisso com o Clima tem como propósito unir forças no setor privado, a fim de escalonar as iniciativas de compensação de grandes empresas. As atuais apoiadoras são Itaú, Natura, B3 e Lojas Renner – e o objetivo é expandir a adesão para outras empresas.
“Ao longo de mais de uma década como empresa Carbono Neutro, sabemos que é possível amplificar a efetividade das nossas ações se estivermos ao lado de parceiros com o mesmo objetivo”, disse Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura.
Para realizar a compensação, as empresas selecionam projetos que geram créditos de carbono por suas atividades sustentáveis e inovadoras. São projetos variados, que podem atuar com agricultura sustentável, fontes renováveis de energia, substituição de combustíveis fósseis, manejo de resíduos, entre outros.
Os projetos serão cadastrados na Plataforma Ekos Social e, tanto a seleção quanto a avaliação, são feitas pelo Instituto Ekos Brasil, parceiro desde a primeira edição do Programa.
“Trazer outras empresas para protagonizar os esforços rumo a uma economia mais verde, inclusiva e sustentável nos motiva ainda mais. Acreditamos que esta é uma preocupação de toda a sociedade e convidamos outras empresas e setores a conhecerem a iniciativa e seguir conosco”, reflete Luciana Nicola, superintendente de sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú Unibanco.
Quem pode se inscrever
Se interessou? O edital prevê alguns requisitos para inscrição dos projetos.
Primeiramente, devem estar localizados no Brasil e serem submetidos por pessoas jurídicas, além de se enquadrarem nos padrões de certificação do mercado de carbono.
Depois, basta que o projeto desenvolva ações em alguma dessas áreas:
Energia: projetos que promovem fontes renováveis de energia e eficiência energética.
Manejo de resíduos: projetos que promovem a destinação adequada e/ou o uso alternativo de resíduos.
Agricultura, floresta e uso do solo: projetos de conservação florestal, reflorestamento e agricultura sustentável.
Outros tipos: projetos de fogões eficientes, troca de combustível e de purificadores de água.
Atuando na agenda do clima desde 2010, as Lojas Renner S.A, a mais recente a integrar o time de apoiadoras, destaca a importância de Programas como o Compromisso com o Clima: “conhecendo os desafios da transição para uma economia de baixo carbono, acreditamos que programas como esse facilitam e potencializam as ações de combate às mudanças climáticas”, disse Eduardo Ferlauto, Gerente de Ecoeficiência da empresa.
Como se inscrever Se o seu projeto atende a esses quesitos – e é bom conferir às demais exigências no edital – é bem fácil se inscrever no Compromisso com o Clima.
A partir do dia 22 de abril, basta acessar a Plataforma Ekos Social, preencher o cadastro inicial do projeto e a ficha de inscrição e enviar o projeto para avaliação.
Os resultados serão divulgados diretamente na plataforma.
De acordo com Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, “a iniciativa tem um grande potencial para alavancar a necessária transição rumo a uma economia de baixo carbono”.
E essa transição já pode contar com alguns números positivos.
Números do último ano
No ciclo 2017-2018, os projetos que participaram do Programa Compromisso com o Clima atingiram números significativos. Foram mais de 573 mil tCO2e (toneladas de Dióxido de Carbono equivalente) de redução de emissões verificadas.
Além disso, os projetos selecionados aproveitaram cerca de 31 milhões de quilos de resíduos, mais de 1 milhão e 300 mil litros de água limpa deixaram de ser utilizados, e 3.355 hectares de floresta foram preservados. Mais de 130 pessoas foram capacitadas, 271 famílias estiveram envolvidas nos projetos e geraram cerca de de R$ 460 mil em renda de forma direta para a comunidade.
Serviço:
Edital 2019 do Programa Compromisso com o Clima
Inscrições de projetos no Compromisso com o Clima: 22 de abril a 20 de maio de 2019 pela Plataforma Ekos Social: http://compromisso.ekos.social
Quem pode se inscrever: pessoas jurídicas que desenvolvam projetos que reduzem e/ou removam a emissão de gases de efeito estufa.
Contato: ekos.social@ekosbrasil.org

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *