Home Notícias Posicionamento Plastivida sobre o decreto referente às sacolas plásticas no município de São Paulo
0

Posicionamento Plastivida sobre o decreto referente às sacolas plásticas no município de São Paulo

0
0

plastividaNa quarta-feira passada, dia 7/1, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad convocou a imprensa para esclarecer, através do Decreto 55.827/15, a questão das sacolas plásticas no município.

Uma importante premissa do Decreto é que as sacolas plásticas, que agora são classificadas como ?reutilizáveis?, deverão atender as especificações a serem definidas pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana ? AMLURB.

A Plastivida tem dialogado com a AMLURB que já sinaliza no sentido de que tais sacolas devem obedecer a uma padronização que conta com cores e/ou dimensões diferentes das sacolas atuais. Essa padronização, segundo proposta discutida anteriormente, deve prioritariamente obedecer a coloração diferenciada, sendo as sacolas verdes para reutilização no descarte de resíduos recicláveis, sacolas cinza para reutilização no descarte de resíduos não recicláveis e, futuramente, sacolas marrons para o lixo biodegradável. Essa diferenciação facilitará as ações de educação ambiental, coleta seletiva e conscientização da população para reutilização das sacolas como instrumento a impulsionar a coleta seletiva e a reciclagem na cidade de São Paulo.

A Plastivida continuará o diálogo com a AMLURB e Secretarias Municipais envolvidas no tema, no sentido de contribuir com informações relevantes e fundamentais a esse processo, como a adoção de Normas Técnicas para melhorar a qualidade e resistência dessas sacolas, passo fundamental para o sucesso dessa proposta.

Entretanto, a Plastivida também defende a preservação dos interesses dos consumidores que não devem ser penalizados financeiramente pela adoção desses tipos de sacolas.

Com atuação voltada à educação ambiental e conscientização da sociedade sobre a importância dos plásticos no desenvolvimento social, a Plastivida acredita que ações de promoção ao uso consciente, reutilização dos produtos, redução do desperdício e destinação adequada dos resíduos é a única maneira perene da sociedade contar com benefícios sociais e econômicos e, ainda, preservar o meio ambiente.

Miguel Bahiense

Presidente

Plastivida

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *