Home Notícias PMEs são foco no projeto “Sustentabilidade na cadeia produtiva”

PMEs são foco no projeto “Sustentabilidade na cadeia produtiva”

0
0
Projeto realizado em parceria do SESI MG com a FCA tem objetivo de melhorar o desempenho dessas empresas

O projeto “Sustentabilidade na cadeia produtiva” foi apresentado em 1º/8, na sede da Fiemg – Federação das  Indústrias do Estado de Minas Gerais,  para micro e pequenas indústrias fornecedoras da Fiat Chrysler Automóveis (FCA). A iniciativa, realizada em parceria entre o SESI MG com a FCA, tem o objetivo de melhorar o desempenho dessas empresas fornecedoras ao ampliar sua sustentabilidade para competitividade. A gerente de Responsabilidade Social Empresarial da Fiemg, Luciene Araújo, recebeu os participantes. “Espero que vocês possam levar esse tema, que é muito importante para nós, da Fiemg, para a suas empresas. Para que elas sejam cada vez mais produtivas e sustentáveis”, disse.

A gestora do projeto, Juliana Bahia, deu mais detalhes da ação. Ela explicou como as indústrias participantes foram escolhidas (indicadas por empresas subâncoras da FCA) e desfez alguns mitos – como o de que preocupar-se com sustentabilidade é apenas para grandes empresas e que o tema não se restringe só ao meio ambiente. Bahia também reafirmou a importância para o projeto de se cumprir a etapa de autodiagnóstico com transparência e compromisso: “O ideal é que o próprio dono da indústria, que tem uma visão geral do seu negócio, responda ao questionário, cujas informações vão embasar as devolutivas. E informar a real situação da empresa é fundamental”.

Em resumo, o projeto “Sustentabilidade na cadeia produtiva” faz o diagnóstico do patamar de incorporação de práticas de sustentabilidade nas indústrias; apresenta ao empresário os principais fatores de sustentabilidade (internos e externos à sua empresa) a serem inseridos ou aprimorados; fornece conhecimentos, consultorias e meios de ação para aumento da competitividade e sensibiliza para a importância de um novo olhar de gestão. O trabalho abrange seis campos de observação (cultura organizacional responsável; ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo; pessoas motivadas e inovadoras; pessoas transformadoras; públicos de relacionamento comprometidos e desenvolvimento sustentável da sociedade). Estes, se dividem em 32 temas da sustentabilidade, como “conduta ética e corrupção; processo produtivo ecoeficiente; valorização e incentivo à inovação, benchmarking e busca pela qualidade, cooperação e desenvolvimento em parceria e inclusão, participação e transparência com stakeholders”.

Também participaram da reunião Luciana Costa, André Barreto (setor de Sustentabilidade da FCA) e Alessandro Nonaka (setor de Compras da FCA). No dia 3/8, o projeto “Sustentabilidade na cadeia produtiva” será apresentado a micro e pequenas indústrias fornecedoras da mineradora AngloGold Ashanti.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *