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Os profissionais de Meio Ambiente e as oportunidades na crise

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Apesar do cenário de crise política, social e econômica que se instaurou no país  nos últimos anos e mesmo após o seu agravamento no ano passado, as maioria das companhias mantiveram ou aumentaram o seu investimento na área da sustentabilidade ambiental.

Dados oficiais de 2015 apontam que apenas 9% das empresas reduziram o orçamento destinado à ações de preservação do meio ambiente, 43% mantiveram, enquanto 29% aumentaram  seus números.

Uma das explicações para estes números está relacionada com  a forma estratégica com que essas empresas enxergam a crise, ou seja em tempos de escassez e queda no mercado, baixar os custos é essencial e a forma mais simples ainda é a economia de insumos como água e energia.

Em função da busca pelas organizações da adequação e otimização dos seus processos, aumentou também a procura por profissionais e empresas que prestam consultoria e assessoria na área de sustentabilidade ambiental. Desta forma o profissional de sustentabilidade se destaca, pois pode apontar o caminho para a empresa consiga reduzir seus custos.

Mas, se por um lado o número das pesquisas apontam para este aumento na procura por profissionais em sustentabilidade, encontramos um número cada dia maior de profissionais sem colocação e insatisfeitos com suas carreiras.

A alta frustração faz com que muitos  acabem procurando por outra formação acadêmica ou empregos “temporários” que desencadeiam mais frustração refletindo na vida pessoal, pela falta da sua realização financeira e profissional.

São milhares de profissionais, capacitados, mas que apresentam uma característica em comum: não possuem o conhecimento de como enfrentar os desafios para entrar neste mercado de trabalho.

Todos os dias, inúmeros engenheiros e gestores ambientais me escrevem descrevendo as suas maiores dúvidas que vão deste assuntos simples até os mais complexos, como: Como faço para exercer a profissão? Onde posso atuar? Como iniciar meu negócio? Como elaborar um contrato? Como procedo para saber o valor que devo cobrar pelo meu serviço? O que preciso para melhorar, para me destacar? Como posso atrair novos clientes?

O setor de serviços ambientais é muito amplo, visto que abrange todas as atividades e empresas ligadas à produção. A indústria, o comércio, a agricultura e até mesmo os prestadores de serviços, todos os setores fazem parte dessa gama de oportunidades em que os profissionais de meio ambiente podem atuar. Mas não adianta querer abraçar o mundo.

O mercado está se especializando e o consumidor está à procura de empresas e pessoas especialistas, especifistas, pessoas que tenham como foco resolver aquele determinado problema, pois desta forma as chances de sucesso do trabalho ser realizado com eficácia é bem maior.

Portanto, uma primeira dica que eu posso dar aqui é: Elenque os serviços que você mais se destaca, que mais tem facilidade em desempenhar, tem um maior conhecimento ou mesmo um conhecimento diferenciado dos seus concorrentes, Pronto! à partir dele, tenha uma especialidade bem definida e fortemente diferenciada.

E nunca se esqueça que a área ambiental está em constante mudança, e o profissional que trabalha na área precisa estar sempre em evolução, acompanhando as mudanças.

Artigo por: Renata Pifer
Consultora, Mentora e Palestrante em Gestão Ambiental e Estratégias Sustentáveis, Executive and Business Coach. Consultora e Analista Comportamental e Trainer.

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