Home Seções Economia Verde Negócios inovadores são destaques no Programa Startups Connected
0

Negócios inovadores são destaques no Programa Startups Connected

0
0

Parte integrante do 7º Congresso Brasil-Alemanha da Inovação, o programa de aceleração da AHK chega em sua 4ª edição oferecendo diversos benefícios para as startups vencedoras desenvolverem seus negócios e novas soluções em conjunto com as empresas âncoras
Para consolidar as iniciativas que inspiram, criam e conectam a inovação e a tecnologia a favor do desenvolvimento de negócios inovadores em diversos setores do mercado, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo realizou, nos dias 2 e 3 de outubro, World Trade Center (WTC) em São Paulo, SP, a sétima edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação. O primeiro dia foi marcado pela aguardada premiação do Programa Startups Connected.
Em sua 4ª edição, a iniciativa consiste em um programa de aceleração que fomenta não só a conexão entre startups e grandes empresas, mas também a cocriação de novas soluções em conjunto com as empresas âncoras que propuseram os desafios.

Startups vencedoras

A startup vencedora de cada desafio é acelerada durante cinco meses, tendo acesso a diversos benefícios, como assessoria nas áreas de gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas e incentivos à inovação, de acordo com o estágio de maturidade.

Conheça as startups vencedoras:
Cadeia Produtiva 4.0 (Volkswagen): Forsee
Data Farming (Bayer): TCX
Digitalização de Processos Produtivos (Siemens): ProHauser
Economia Circular (BASF): Biosolvit
Eficiência Energética Industrial – GIZ (Agência Alemã para Cooperação Internacional): Biohack
Jornada do Paciente (Hospital Alemão Oswaldo Cruz): Laura
Inovação em Papel e Celulose (Voith): Peerdustry e Pix Force
Mobilidade Urbana Sustentável – Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU): Origem
TravelTech (Lufthansa): Oktoplus Fidelidade
Categoria Alemanha (DWIH): Re:Edu

Uma das colaboradoras da revista Meio Ambiente Industrial e do Canal Ecowords, Caroline Faria, é sócia e co-fundadora da BioHack, uma das startups vencedoras. Ela agradece a equipe da AHK (Câmara de Comércio Brasil Alemanha) e da GIZ (Agência Alemã pela Cooperação Internacional) pela premiação e diz que está muito feliz em ser uma das selecionadas para o Startups Connected, dentre tantas startups qualificadas! “Vemos como extremamente relevante essa oportunidade de fazer conexões com agentes importantes do cenário de inovação e, especialmente, da Alemanha, que é referência no desenvolvimento do que é chamado de hard-science innovation, a inovação de base científica”, explica.
Caroline, que é engenheira química e gestora ambiental, frisa que a jornada de qualquer startup já é em si bastante desafiadora, com jornadas duplas (e até triplas) de trabalho, incertezas diversas e necessidade constante de se manter atualizado, motivado. “Costumamos dizer que é uma maratona! Mas, quando se fala de hard-science existem ainda barreiras de transferência ou otimização da tecnologia bastante difíceis de transpor e programas, como o Startups Connected, nos dão a oportunidade de trocar experiência com empresas e profissionais experientes que entendem desses desafios. Temos certeza que ao longo dos cinco meses do programa iremos realizar avanços significativos para nosso negócio e aprender ainda mais com nossos mentores”, declarou.

Parceria Senai/Sebrae

Desde sua 3ª edição, o Programa Startups Connected conta com a parceria do Edital de Inovação para a Indústria SENAI/SEBRAE. Esta parceria possibilita que as startups possam usufruir dos benefícios da Categoria C do Edital, que vão desde acesso a estrutura dos Institutos de Inovação SENAI, à disponibilização de insumos e especialistas.
CBAI 2019
Com o lema “Inspire-se, crie e conecte-se. Los geht’s!”, a sétima edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação aconteceu durante os dias 2 e 3 de outubro no World Trade Center (WTC) em São Paulo. O evento consolidou as iniciativas de inovação e tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, instituição reconhecida dentre os principais ecossistemas de inovação no Brasil (segundo o ranking 100 Open Startups).
“Negócios Inovadores viabilizados por Tecnologias Emergentes” foi o tema principal dessa edição e contou com a participação de líderes empresariais, do Governo e do mundo acadêmico compartilhando insights sobre a adoção de tecnologias nascentes e a criação de modelos de negócios disruptivos.
Para Bruno Vath Zarpellon, diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da AHK, sabendo do impacto das novas tecnologias e da cultura de inovação, a entidade preparou palestras e painéis focados em negócios inovadores que estão transformando setores como Saúde, Energia, Mobilidade e Educação.”A ideia foi falar sobre o papel das tecnologias emergentes e o processo de inovação envolvido nos negócios que estão transformando a experiência do consumidor”, declarou.
Portanto, no primeiro dia, o congresso discutiu a gestão da inovação nos setores da Saúde e Energia, com a presença de especialistas, como Antonio Lacerda, vice-presidente Sênior de Químicos, Produtos de Performance e Sustentabilidade da BASF; Gianna Sagazio, diretora de Inovação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Dr. Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil; Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entre outros.
O segundo dia foram pautadas as questões da mobilidade urbana e inovação na educação, com as presenças de Jens Gust, cônsul adjunto do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo; Stefan Kohlwes, project advisor da DIHK (Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria); Sergio Magalhães, diretor geral de Ônibus América Latina, da Mercedes-Benz; Luan Ferraz Chaves, analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, entre outros.
Ao final do CBAI 2019, Bruno Vath Zarpellon destacou que em sua sétima edição, o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação apresentou uma grade de ricos debates e networking, unindo empresas, startups e instituições de ensino para discutir inovação em todos os seus âmbitos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *