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Natura promove ação para manter floresta amazônica viva

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Empresa ressalta a importância de buscar um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e sustentável para manter a floresta em pé

Diante das crescentes ameaças à conservação da floresta amazônica, a Natura promoverá, entre os dias 5 e 21 do mês de setembro, uma ação no Rede Natura, a loja online da marca. A cada compra realizada com o cupom FLORESTAVIVA, a Natura doará R$ 1 para o projeto “Mulheres Guerreiras da Amazônia”, uma iniciativa da Consultora de Beleza Natura Maria das Graças, que dá apoio à comunidade local em assuntos como empreendedorismo e educação. O projeto também desenvolve produtos artesanais com galhos e folhas que caem das árvores. Dessa forma, a Natura procura reafirmar seu compromisso com o fomento de práticas sustentáveis para preservar a região e toda a sua biodiversidade.

Essa é uma das várias ações que a Natura adota para contribuir com a conservação da maior floresta tropical do mundo. Esse compromisso nasceu há 17 anos, quando a empresa tomou uma das mais importantes decisões de sua história: incorporar ativos da biodiversidade brasileira na fabricação de seus produtos, unindo ciência e conhecimento tradicional de comunidades agroextrativistas, com geração de oportunidades de trabalho e renda.

Hoje, são mais de duas mil famílias beneficiadas, em um trabalho que já contribuiu para a conservação de 257 mil hectares de floresta em pé. Para ampliar a atuação da empresa na região, a Natura lançou há seis anos o Programa Amazônia, que procura fomentar um novo modelo de desenvolvimento na região, mais inclusivo e sustentável. No primeiro semestre deste ano, o programa alcançou a marca de R$ 1 bilhão em volume de negócios na região.

“O Programa Amazônia nasceu a partir da crença de que o investimento em pesquisa e inovação é uma das principais iniciativas capazes de potencializar a diversidade amazônica e tornar a região um grande polo mundial de tecnologia e negócios sustentáveis. Por meio do Programa Amazônia, mostramos ainda que é possível atuar na região por meio de um modelo de negócios sustentável, que prioriza a floresta em pé”, afirma Luciana Villa Nova, gerente de Sustentabilidade da Natura.

Para a empresa, a instabilidade legislativa em relação à Amazônia é extremamente preocupante. O decreto presidencial que previa a extinção da Renca – uma reserva nacional de mais de 47 mil quilômetros quadrados -, significaria imenso atraso para as políticas ambientais do país, ao tratar com pesos diferentes e contraditórios o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, a partir de uma preocupação de curto prazo com geração de receitas e divisas em desfavor do cuidado necessário ao patrimônio coletivo. A medida coloca em risco ainda diversas áreas preservadas, populações tradicionais, indígenas e ribeirinhas, que poderiam sofrer efeitos indiretos do desmatamento além de expressivo aumento de violência.

Não podemos ficar inertes em relação ao assunto. Em busca de diálogo sobre essas questões urgentes, Natura e Sustainable Brands convidam para a arena Good Amazon, um espaço de discussão e encaminhamento de questões relevantes para a região. A conversa acontecerá no Activation Hub do Sustainable Brands 2017, no dia 18 de setembro. Mais informações podem ser encontradas em: http://events.sustainablebrands.com/sb17saopaulo/pt/

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