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L ORÉAL e Avery Dennison se unem para reduzir o impacto ambiental dos rótulos

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lorealA L Oréal Americas (OR:EN Paris) e a Avery Dennison (NYSE: AVY) estão trabalhando juntas para identificar e reduzir os impactos ambientais dos rótulos das embalagens por todo o ciclo de vida dos mesmos.

A colaboração resultou em um estudo profundo utilizando o Greenprint da Avery Dennison, mostrando o quanto materiais mais finos podem reduzir os impactos ambientais. O Greenprint da Avery Dennison é uma ferramenta de análise de ciclo de vida lançada pela empresa em 2010 e que foi a primeira do gênero na indústria de rótulos.

“Acreditamos muito em uma cadeia de suprimentos sustentável e o conceito está assimilado em nossas práticas de negócio”, diz David Wolbach, Vice Presidente Assistente – Embalagem para Produtos Capilares – L Oréal Americas. “Contudo, para atingirmos plenamente o objetivo de reduzir o impacto dos materiais, não podemos trabalhar sozinhos. É essencial que todos os elos da cadeia de valor – fornecedores de materiais, gráficas, consumidores e recicladores – colaborem para estabelecer um fluxo claro e transparente de produtos com menor impacto em nível global”.

Quando a L Oréal anunciou sua estratégia para superar os desafios de sustentabilidade do futuro, no Sharing Beauty with All, a empresa comprometeu-se com diversas metas de sustentabilidade, incluindo a melhoria contínua do perfil ambiental de suas embalagens. Assim, a L Oréal considera a embalagem da forma mais abrangente possível, incluindo os rótulos e o seu impacto ambiental.

De acordo com a L Oréal, o método Greenprint da Avery Dennison permite visualizar o impacto dos materiais para rótulos, passando pela extração da matéria-prima, produção e o fim do ciclo de vida do rótulo. Esta abordagem possibilita identificar onde residem os grandes impactos ambientais e traçar estratégias para mitigá-los.

O método ajudou na decisão da L Oréal de mudar os rótulos de alguns de seus principais produtos para o substrato Global MDO da Avery Dennison, que garante reduções significativas na emissão de gases de efeito estufa, consumo de água e lixo gerado pelo descarte. “Também é importante o fato de termos disponíveis as informações necessárias para entender os impactos ambientais dos materiais que usamos”, disse Wolbach. “Isto nos ajuda imensamente no processo de escolha dos materiais”.

Ao trocar de Global Co-Ex para Global MDO, ambos da Avery Dennison, a L Oréal reduziu o impacto ambiental entre 7% e 19% em todas as categorias: materiais fósseis, uso de água e energia, emissões de gases de efeito estufa e resíduos sólidos.

“Os avanços em direção à sustentabilidade exigem colaboração em toda a cadeia de valor, incluindo os convertedores que devem recomendar os materiais corretos para as marcas”, explica Rosalyn Bandy, Gerente de Sustentabilidade da Avery Dennison, América do Norte. “A liderança da L Oréal em melhorar o perfil ambiental de suas embalagens está levando a cadeia de valor a trabalhar em conjunto”.

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