Home Notícias Índice Dow Jones de Sustentabilidade tem seis empresas brasileiras
0

Índice Dow Jones de Sustentabilidade tem seis empresas brasileiras

0
0

dow-jonesO cenário adverso no Brasil não influenciou a nota das empresas que compõem a carteira global do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Itaúsa, Embraer e Cemig continuam integrando o índice global, formado por um total de 2.500 empresas. A Fibria, do setor de papel e celulose, acabou deixando o índice na categoria World, porém permaneceu na categoria Emerging Markets.

A nova carteira, válida para o período 2015/2016, foi divulgada nesta segunda-feira pela RobecomSAM, empresa independente que faz a avaliação das companhias que participam do processo.  “Pode até haver alguma influência, mas não se pode dizer que uma empresa não faz parte do índice por causa desse cenário”, segundo o consultor da Keyassociados Soluções Sustentáveis, Lúcio Bianchi.

No portfólio de mercados emergentes, além dessas seis, estão as seguintes empresas: WEG, BRF, Natura, Braskem, Duratex, Fibria, Lojas Renner, Oi, Eletrobras e CPFL. No total, são 16 companhias brasileiras, de 800 listadas.

Ele destaca que nos últimos ciclos do índice de sustentabilidade, o número de empresas brasileiras vem caindo. Em 2013, eram nove; em 2014, oito e, este ano, seis. ?A avaliação é afetada pela falta de transparência e posicionamento em alguns temas e pela falta de visão de médio e longo prazos, essenciais para um caminho rumo à sustentabilidade”.

As novas carteiras entram em vigor a partir do dia 21 de setembro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *