Home Seções Economia Verde Hotel paraguaio da Rede Bourbon é destaque em ações sustentáveis no Mercosul
0

Hotel paraguaio da Rede Bourbon é destaque em ações sustentáveis no Mercosul

0
0

hotel-paraguaioLocalizado no coração do Mercosul, a poucos minutos do aeroporto internacional de Assunção, o Bourbon Conmebol Assunção Convention Hotel se destaca não somente por hospedar grandes estrelas internacionais e possuir uma das acomodações de melhor qualidade do país, como também por práticas sustentáveis que rodeiam todo o complexo do hotel. Construir e gerir locais com responsabilidade social faz parte da missão da Rede Bourbon, e neste quesito o Bourbon Conmebol está em grande evidência, com mais de dez ações sustentáveis que visam contribuir com o meio ambiente.

Desde a construção do complexo onde fica o hotel, a responsabilidade social esteve presente. Toda fachada, tanto da frente, como a lateral, as janelas e o teto do lobby foram construídos com vidros de controle solar, que auxiliam na iluminação do ambiente sem alterar o clima interior. Além disso, o telhado do hotel está impermeabilizado com uma tinta refletiva branca que controla a entrada de calor ao interior do edifício. Com esses sistemas, o aproveitamento da luz solar chega a 100% por cerca de dez horas do dia, o que consequentemente gera economia de energia elétrica e redução da emissão do gás CO2, altamente prejudicial ao meio ambiente.

Outra ação pensada em prol do meio ambiente é o recuperador de calor, um sistema de água quente 100% elétrico, que conta com um tanque adicional, o qual é alimentado com água pré aquecida com a energia calórica cedida pelo sistema de Ar Condicionado Central (Chiller). Isso se traduz em um aproveitamento energético, captando calor cedido pelos Chillers, pré aquecendo a água para logo alimentar os tanques elétricos que não geram água quente, somente as mantém.

“Nossa equipe fica satisfeita em saber da preocupação dos construtores e idealizadores com o meio ambiente. Trabalhar em um lugar sustentável é motivo de orgulho, ações que praticamos aqui levamos para nossas casas e isso é muito importante, pois ajuda a criar uma sociedade cada vez mais sustentável, que sabe o que fazer e o que não fazer para garantir o futuro de todos. As diversas ações que temos aqui são destaque para nossos hóspedes, imprensa e até mesmo para as autoridades locais”, destaca Fernando Macedo, gerente-geral da unidade.

 O tratamento de esgoto também faz parte das atuações sustentáveis do Bourbon Conmebol. O hotel conta com uma estação de tratamento de esgoto que retira as bactérias de toda água impura, depois elimina a parte que foi contaminada e finaliza o processo entregando água limpa.

Ao fim das obras de construção do complexo, a reciclagem foi altamente aproveitada para montar a infraestrutura do hotel. Restos de vidro tornaram-se lousas e tampões de mesas de reuniões. Sobras de madeiras transformaram-se em prateleiras e quadros informativos.

Lâmpadas de baixo consumo, iluminação de led e um sistema que monitora o funcionamento de ar condicionado e outros equipamentos que utilizam água, energia e gás, para evitar desperdícios; tubulação e fios e sistema anti chamas também fazem parte da infraestrutura do hotel.

Todas essas ações possibilitam o Hotel a solicitar uma das principais certificações ambientais do mundo, o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), criado nos Estados Unidos e presente em mais de 140 países, que incentiva projetos a tornarem-se totalmente sustentáveis.

“Ter ações sustentáveis e poder almejar a certificação LEED é uma grande honra, pois sabemos que estamos no caminho certo, e que ainda é possível fazer a diferença. Ainda temos muitas ações a serem desenvolvidas, com o objetivo de tornar-se cada vez mais um ambiente totalmente sustentável. Promover a reciclagem entre funcionários e hóspedes, estacionamento de bicicletas, captação de águas pluviais e afluentes para regar as plantas são ações que devem acontecer num futuro próximo”, pontua Fernando Macedo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *