Home Informes Guias Guia orienta empresas a contribuírem com as novas metas da ONU
0

Guia orienta empresas a contribuírem com as novas metas da ONU

0
0

16guia-onuO Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Global Reporting Initiative (GRI) e a Rede Brasileira do Pacto Global lançaram hoje, 18, no Brasil o Guia dos ODS para as empresas. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro -, a publicação explica como os ODS afetam os negócios das empresas e oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para colocar a sustentabilidade no centro de suas estratégias.

Com cinco passos – Entendendo os ODS, Definindo prioridades, Estabelecendo metas, Integração e Relato e comunicação –, a publicação auxilia as empresas a maximizar sua contribuição para os ODS e minimizar os impactos negativos, orientando suas estratégias para criar negócios sustentáveis e reduzir riscos. Originalmente intitulada SDG Compass, a publicação foi traduzida para atender as demandas do mercado brasileiro e está disponível no site do Pacto Global (www.pactoglobal.org.br) e do CEBDS (www.cebds.org).

De acordo com o Guia, os ODS apresentam uma oportunidade para que mecanismos e tecnologias sejam elaborados para tratar dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento sustentável. “O guia tem uma importância ferramental, pois traduz uma agenda importante como a dos ODS para a criação de estratégias de negócios. E com a esfera de influência das organizações, contribuirá para o desenvolvimento de parcerias colaborativas”, destaca o presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, André Oliveira.

O Guia os ODS para as Empresas também orienta sobre o redirecionamento dos fluxos de investimento, para que as organizações atendam às demandas de inovação do mercado e utilizem os recursos de forma mais eficiente. “Esse estudo ajudará as empresas a aplicar os ODS em suas atividades, de acordo com seus objetivos estratégicos. Esperamos, assim, contribuir para o desenvolvimento de negócios cada vez mais sustentáveis tanto em termos da perenidade do business quanto do ambiente em que vivemos”, afirma Marina Grossi, presidente do CEBDS.

“Esperamos que esse guia possa inspirar as empresas a agirem como agentes de transformação na impletentação dos ODS”, afirma a representante da GRI no Brasil, Glaucia Terreo.

Link da publicação: http://cebds.org/wp-content/uploads/2015/11/Guia-dos-ODS.pdf 

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ou Agenda 2030 – foram criados pela ONU como uma alternativa para acabar com a pobreza extrema e a desigualdade e proteger o planeta nos próximos 15 anos. Eles são de natureza global, mas dependem de implementação regional – com participação ativa de governos, da sociedade civil e do setor privado – para ter sucesso. Confira a lista com os 17 ODS:

–        Objetivo 1:  Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

–        Objetivo 2:  Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

–         Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

–         Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

–        Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

–        Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

–        Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

–        Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

–       Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

–        Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

–         Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

–         Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

–        Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

–         Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

–         Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

–        Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

–         Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *