Home Seções Economia Verde Green Eletron lança primeiro projeto de descarte de eletrônicos

Green Eletron lança primeiro projeto de descarte de eletrônicos

0
1
Gestora de logística reversa, criada pela Abinee,
ganha adesões e fecha parcerias

A GREEN Eletron, Gestora para Logística Reversa de Eletroeletrônicos, criada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), lançou, em São Paulo, SP, seu projeto piloto para o descarte de produtos como celulares, notebooks, tablets e outros bens eletroeletrônicos. A iniciativa, chamada de Descarte Green, prevê a instalação de pontos de recebimento em locais de fácil acesso e visualização, por meio de parcerias com associações, escolas, comércio e entidades.

O primeiro ponto de coleta está localizado na Escola Técnica Estadual Professor Elias Miguel Júnior (ETEC), em Votorantim/SP. Também há coletores instalados nos colégios Rio Branco, em Cotia, e Sant’Anna International School, em Vinhedo, ambos ligados ao Rotary. O projeto Descarte Green ganha agora a adesão do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Em comemoração à semana do meio ambiente, foi instalado um coletor no prédio da entidade, na Avenida Paulista.

Além destas parcerias, a GREEN Eletron estuda parcerias com o SESC/SP, o Shopping Eldorado e os Correios. Na primeira fase do projeto serão 16 (dezesseis) pontos fixos, além de campanhas em parcerias com eventos ligados ao tema.

“A tendência é que mais entidades passem a aderir ao projeto”, diz João Carlos Redondo, diretor de sustentabilidade da Abinee. Segundo ele, as novas adesões e parcerias vão contribuir para dar capilaridade à iniciativa, oferecendo uma variedade de opções para que os usuários de eletroeletrônicos possam descartar seus produtos sem uso com segurança a fim de que sejam destinados de maneira ambientalmente adequada.

Experiência para assinatura de Acordo Setorial de Logística Reversa

Redondo destaca que o Projeto Descarte Green servirá como experiência e base para a assinatura do Acordo Setorial Federal para implantação de um sistema de logística reversa de eletroeletrônicos em âmbito nacional, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010).

“Com a nossa iniciativa, poderemos avaliar os custos envolvidos no processo e a complexidade operacional e fiscal, além de estabelecer um relacionamento com todos os atores envolvidos na cadeia de logística reversa, principalmente a adesão dos consumidores para descartar corretamente seus produtos sem uso”, afirma Redondo. Ele prevê que o documento deve ser assinado ainda este ano.

Grandes empresas já fazem parte da GREEN Eletron

A GREEN Eletron nasceu com o desafio de contribuir para que as empresas atendam às legislações ambientais, com a destinação ambientalmente adequada dos produtos, sem uso, descartados pelos consumidores. Com 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, o Brasil é o país que mais gera este tipo de resíduo na América Latina, ocupando a 7ª colocação no mundo, junto com a França.

Já fazem parte da GREEN Eletron grandes empresas do setor eletroeletrônico como Apple, Asus, Dell,  Embraco, Epson, Flextronics, HP,  Lenovo, Microsoft, Motorola, Positivo e Samsung.

Para mais detalhes sobre o Projeto Descarte Green e seus pontos de coleta, acesse: www.greeneletron.org.br/descartegreen

 

Comment(1)

  1. Excelente iniciativa, além de contribuir com a preservação ambiental, abre portas e gera resultados positivos para economia sustentável, pois esses resíduos eletroeletrônicos são materiais valiosos que podem ser inseridos na cadeia de logística reversa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *