Home Notícias Goiânia sanciona lei que cria Pólo Industrial de Reciclagem da Construção Civil e Lavanderias
0

Goiânia sanciona lei que cria Pólo Industrial de Reciclagem da Construção Civil e Lavanderias

0
0
A iniciativa possibilita a instalação de um sistema de tratamento dos efluentes, com o aproveitamento energético do biogás

Foi sancionada, em Goiânia, GO, dia 12 de julho de 2018, lei que Institui o Pólo Industrial do Ramo de Reciclagem de Resíduos Sólidos e da Construção Civil e de Lavanderias Industriais e Hospitalares de Goiânia. O ato contou com autoridades e participação de representantes das áreas de construção civil e de lavanderias instaladas na cidade de Goiânia.

A criação do pólo, localizado no entorno do Aterro Sanitário da Capital, vem para regulamentar a normativa apresentada pelo Plano Diretor de Goiânia, propiciando a concentração, em uma mesma área, de empresas relacionadas à reciclagem de resíduos sólidos da construção civil e de lavanderias industriais e hospitalares. Com a criação do pólo será possível a instalação de um sistema de tratamento dos efluentes, com o aproveitamento energético do biogás com uso para aquecimento das caldeiras do Pólo de Lavanderias e ainda para outros usos elétricos.

O pólo de resíduos da construção civil e de lavanderias é também uma das etapas de recuperação do Aterro de Goiânia, que passará também pela relocação da rede de alta tensão elétrica para o entorno, sobre o eixo do sistema viário. Essas ações permitirão a recuperação e a ampliação do aterro, o que garantirá a devida proteção do solo e das águas superficiais e subterrâneas.

A lei, de autoria do Poder Executivo e aprovada em junho pela Câmara de Goiânia, é fruto de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), com representantes dos segmentos e contou, também, com a colaboração da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e da Companhia Municipal de Urbanização (Comurg).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *