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FSC divulga pesquisa sobre consumo verde e apresenta novo slogan

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O compromisso do FSC de proteger as matas e seus habitantes também se expressa através da nova marca
O compromisso do FSC de proteger as matas e seus habitantes também se expressa através da nova marca

Para compreender melhor o mundo em que se insere, o FSC realizou uma pesquisa mundial sobre hábitos de consumo sustentáveis. Foram entrevistadas cerca de nove mil pessoas, homens e mulheres, com idades entre 21 e 64 anos, em 11 países. Os resultados mostram que a maioria das pessoas acredita que suas escolhas fazem, sim, diferença. E quase 60% estão dispostas a pagar mais por um produto “verde” e pretendem aumentar seus “ecogastos” no futuro. Ainda sim, quatro em cada cinco dizem que as empresas devem se responsabilizar por questões como poluição e aquecimento global.

Cerca de 80% dos entrevistados acredita que problemas ambientais como os citados acima são muito sérios. Brasileiros, sul-africanos e indianos estão entre mais preocupados. “Esse é um dado que salta aos olhos, mas levanta a questão de que, pelo menos por aqui, a quantidade de intenção que vira ação ainda é menor do que gostaríamos”, diz Fabíola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil. Em algumas cadeias, como a moveleira, produtos certificados ainda são de fato mais caros. “É preciso relacionar valor monetário com valor ambiental e social”, completa Fabiola. “Qualidades distintas têm preços distintos”.

No geral, para enfrentar essas situações, as pessoas adotam comportamentos mais responsáveis, como economizar energia (80%) e água (78%) e reciclar (75%). A motivação é maior se a atitude é facilmente incorporada no dia a dia e traz ganhos diretos.

Quando é preciso investir tempo ou dinheiro, o engajamento diminui um pouco. Apenas 52% dos consumidores consideram o meio ambiente na hora da compra, 51% usam meio de transporte verde, 20% fazem voluntariado e 19% fazem doações. Entre as principais barreiras para não se tornar sustentável, os entrevistados citam o custo extra, a falta de conhecimento sobre o que é possível fazer, a rotina corrida e a responsabilidade do governo.

Para se orientar na hora da compra, cerca de 50% confiam plenamente em selos de certificações – como o próprio FSC – e rótulos de embalagens. E enquanto apenas 20% acreditam nas propagandas das empresas, 44% dão crédito a prêmios e ao reconhecimento de terceiros; 43% confiam na opinião de amigos, familiares e colegas de trabalho e 34% acham valido ler resenhas,blogs e comentários. E pouco mais de 30% das pessoas acreditam no que está escrito nos relatórios de sustentabilidade das empresas.

Essa pesquisa sobre o perfil de consumo resultou na revisão e posicionamento global da marca FSC. O novo slogan, Florestas para Todos para Sempre (Forests For All Forever), reafirma a visão de salvar as florestas para as gerações futuras, enquanto a identidade visual, que inclui animais e pessoas, reforça a abordagem holística do manejo florestal responsável. “As florestas são muito mais do que árvores e madeira, são reservas de água potável, proteção para os animais e habitat de povos e comunidades indígenas”, diz Kim Carstensen, Diretor Geral do FSC. “Agora, nosso compromisso de proteger as matas e seus habitantes também se expressa através da nova marca e passa uma mensagem mais clara para os consumidores sobre o que significa comprar um produto certificado FSC”, afirma Carstensen.

Diante dos fatos recentes, como desastres naturais, perda da biodiversidade e crescente desmatamento, boa parte da população já percebeu que economia e meio ambiente andam juntos e não dá para ficar de braços cruzados.

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