Home Fimai Ecomondo 2016 FIMAI ECOMONDO sedia Seminário “Ciclo Positivo do Resíduo – Transformando Resíduos em Eletricidade”
0

FIMAI ECOMONDO sedia Seminário “Ciclo Positivo do Resíduo – Transformando Resíduos em Eletricidade”

0
0
URE Barueri
URE Barueri

Dia 11 de novembro de 2015, o auditório do CONFEA, na XVII FIMAI ECOMONDO, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, sediará a realização o Seminário Recuperação  Energética – Transformando Resíduos em Eletricidade, com o objetivo de apresentar a primeira unidade de recuperação energética do Brasil, que transformará resíduos em eletricidade

O evento abordará detalhes sobre a primeira unidade de tratamento térmico de resíduos do Brasil, a URE Barueri, que terá capacidade para tratar 825 toneladas de lixo por dia e uma capacidade de geração de 17MW, com previsão de início de operação para o primeiro semestre de 2018. Esse volume de energia é suficiente para abastecer 80 mil residências, como a própria Barueri (SP) que passará a ser o primeiro município do Brasil a adotar uma solução que contribui para a construção do “Ciclo Positivo do Resíduo”, ou seja, que soluciona passivos ambientais, transformando o lixo em uma fonte de geração de energia renovável.

O empreendimento inovador é uma concessionária da Prefeitura de Barueri, administrado pela Foxx Inova Ambiental, empresa brasileira que trouxe para o país processo tecnológico conhecido mundialmente por “Waste to Energy” (WTE), mundialmente utilizado, com mais de 1700 plantas em operação. O projeto combina a disposição ambientalmente correta dos resíduos com a geração de energia renovável. A iniciativa incentiva o desenvolvimento de uma nova indústria para o setor de resíduos e a diversificação da matriz energética brasileira. Confira a programação:

Programa Seminário “Ciclo Positivo do Resíduo – Transformando Resíduos em Eletricidade”

Dia 11 de novembro de 2015

Das 13h00 as 16h00

Auditório do CONFEA

Entrada franca

13h00 – 13h30 – Apresentação Institucional do Projeto FOXX URE BARUERI

  1. Institucional da FOXX/HAZTEC.
  2. Apresentação do CASE URE-Barueri
  3. Perspectivas para o WtE no Brasil

Palestrante: Alexandre Citivaras – FOXX – Engenheiro Civil, Formado pela UNICAMP, com Pós-gradução em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini/POLI/USP

13h30 – 14h00 – Tecnologia de queima de RSU

  1. Institucional
  2. Outros projetos de queima de RSU
  3. Filminho sobre projeto FOXX
  4. Diferenciais tecnológicos de uma caldeira de WTE

Palestrante: Bjorn Rondelez – KEPPEL – Engenheiro Eletromecânico, Formado pela Universidade Estadual de Gent (Bélgica), com Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Gestão de Energia

14h00 – 14h30 – Tecnologia e capacidade de fabricação Brasileiras

  1. Institucional
  2. Caldeiras de grande porte já instaladas pela CALDEMA
  3. Escopo para o projeto URE BARUERI
  4. Desafios superados para a nacionalização da tecnologia

Palestrante: Afrânio Lopes – CALDEMA – Engenheiro Mecânico pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial – São Bernardo do Campo, MBA em Administração de Empresas pela FEA/Fundace – USP, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/COC.

14h30 – 15h00 –   Turbinas a Vapor

  1. Institucional
  2. Turbinas de alto rendimento ? diferencial tecnológico
  3. Projeto FOXX – turbina montada em skid

Palestrante: Carlos Paletta – TGM

 15h00 – 15h30 – Experiência de integração em projetos de energia

  1. Institucional
  2. Outros projetos de energia já implementados pela SINER
  3. Desafios da integração de um projeto de energia

Palestrante: Mario Martins – SINER – Técnico em instrumentação e automação industrial pelo SENAI (Escola Prof. Dr Euriclides de Jesus Zerbini, 1996)

15h30 – 16h00 – Debates

 16h00 – Encerramento

Mais informações: (11) 3917-2878 / 5095-0088

E-mail: eventos@rmai.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *