Home Fimai Ecomondo 2016 FIMAI e ECOMONDO unem expertises para expandir o mercado da sustentabilidade industrial

FIMAI e ECOMONDO unem expertises para expandir o mercado da sustentabilidade industrial

0
0

fimai2Em novembro, entre os dias 11 e 13, acontecerá em São Paulo a inauguração daFIMAI ECOMONDO Brasil, resultado da união de interesses dos executivos da FIMAI e da Rimini Fiera, da Itália, em negociações concluídas no final de 2014, tanto para a realização da feira de negócios, quanto para publicações. A FIMAI recebe significativo incremento com a italiana ECOMONDO, reforçando o caráter de mais importante feira internacional de sustentabilidade na América Latina. As novidades e detalhes da edição de 2015 serão anunciados durante Coletiva de Imprensa, com representantes dos grupos envolvidos no dia 18 de maio, às 15h, na sede da FIESP (Av. Paulista, 1313 – 4º andar – São Paulo – SP). Nesta ocasião acontecerá ainda o anúncio do Comitê Científico da nova organização da feira e menção à comemoração de 20 anos da Revista Meio Ambiente Industrial.

Pelo fato de o Brasil ser referência nas políticas de gestão ambiental, passando por um processo de expressivo desenvolvimento sustentável, e para consolidar a trajetória de 17 anos de sucesso da FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, a fusão com a edição brasileira da ECOMONDO – Feira Internacional de Recuperação de Matéria e Energia e de Desenvolvimento Sustentável, considerada a maior e mais importante da Itália e citada entre as três principais da Europa, representa a evolução do mercado dedicado às tecnologias, equipamentos e processos inovadores de produção. Dessa forma, surge um grupo multinacional para atender a demanda de um setor que vem crescendo exponencialmente e vital em termos ambiental, social e econômico para o planeta.

A operação faz parte das iniciativas da Fiera Rimini, por meio da Expo Estratégia Brasil, realizadora da Feira ECOMONDO que tem como diretores Simone Castelli e Alessandra Astolfi, com o Grupo Tocalino, representado pelo diretor executivo Julio Tocalino Neto, idealizador da FIMAI e membro do COSEMA, da FIESP. “A ECOMONDO chega ao Brasil com a proposta de mostrar várias feiras em uma, concentrando diversas áreas de interesses e acrescentando à FIMAI as tecnologias multinacionais mais recentes. Enquanto o mundo enfrenta crises de ordem financeira, nós insistimos em oferecer alternativas para o desenvolvimento sustentável”, declara Simone Castelli, diretor de Negócios da ECOMONDO. A Expo Estratégia Brasil engloba ainda o Grupo Italiano Tecniche Nuove, representada por Francesca Ferilli, já com atividades no Brasil na área de publicações especializadas e feiras.

Estes são, portanto, os parceiros no lançamento da FIMAI ECOMONDO Brasil, um dos maiores eventos globais no tema, reunindo as experiências de expositores ao público altamente qualificados, atraídos pelos segmentos de energias renováveis, processo de reciclagem, reaproveitamento de resíduos, tratamento de água, eficiência energética e saneamento. A estrutura passa a ocupar o Pavilhão Branco do Centro de Exposições Expo Center Norte e manterá os eventos paralelos: XVII SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, a 2ª Oil Spill Brazil e 2º Seminário Brasil e Termelétricas – “Essa Energia é Nossa!”. Além da Itália, a ECOMONDO busca ampliar a atuação e atualmente faz parte do calendário de eventos socioambientais em quatro continentes. “A aproximação entre as duas grandes feiras segue uma tendência natural de expandir para a América Latina as inovações que despontam na Europa, num empenho global para aprimorar os sistemas e processos das cadeias produtivas”, comenta Julio Tocalino Neto.

Corpo Científico e aniversário da Revista Meio Ambiente Industrial

A FIMAI ECOMONDO Brasil contará com um Comitê Científico organizador do evento, formado por presidentes das mais importantes entidades e associações ligadas ao setor, para respaldar os critérios técnicos da feira: CETESB, FIESP, ABNT, IBAMA, ANA, SEBRAE, ABIPLAST, ABPCEA, ABETRE, ABRELPE, CONFEA, CEMPRE, POLI-USP e IPT.

A fusão das feiras será tema da edição especial da Revista Meio Ambiente Industrial, que em maio completa 20 anos no segmento editorial especializado. Para marcar a parceria, a publicação pioneira na divulgação das iniciativas do setor industrial em prol a produção sustentável e que inspirou a realização da FIMAI, irá contar com uma editoria exclusiva para mostrar as novidades da FIMAI ECOMONDO Brasil a cada edição.

Sobre a FIMAI

Organizada por 17 edições pelo grupo RMAI, formado pela Revista Meio Ambiente Industrial e o BCB – Brazilian Carbon Bureau e a Ambientepress Produções, a FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade se consolidou como o maior evento anual do setor ambiental na América Latina. Concentra mais de 400 expositores, recebendo visitantes do mundo todo, com circulação média de 15 mil pessoas, em três dias de feira. Em 2014 movimentou cerca de 1 bilhão de reais em volume de negócios, além de contribuir com conteúdo específico como o SIMAI, a Oil Spill Brazil, o Seminário Brasil e Termelétricas, e o CEMPRE – Compromisso empresarial para a Reciclagem.

Sobre a ECOMONDO

Uma das principais feiras da Europa e da região do Mediterrâneo, a ECOMONDO – Feira Internacional de Recuperação de Matéria e Energia e de Desenvolvimento Sustentável é organizada pela Rimini Fiera, na Itália. Com circulação de mais de 100 mil visitantes estrangeiros, a feira concentra cerca de 1200 expositores, distribuídos por setores em 16 pavilhões, nos 100 mil m2 do Centro de Convenções. Mantém na programação as iniciativas Sustainable City; a H2R; a Bio Based Industry; a Eco Innovation; e ainda a Key Energy e aSustainable Development Awards.

SERVIÇO                                                                                 

Evento: Lançamento FIMAI ECOMONDO Brasil
Data: 18 de maio de 2015
Horário: 15h
Local: FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1313 – 4º andar – São Paulo – SP
Informações gerais: http://fimai.com.br/pt_BR/

Mais informações:

Studio Graphico de Comunicação

Cristiane Del Gaudio

imprensa@fimai.com.br

+55 11 99578-4813

+55 11 4787-1322

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *