Home Notícias Fiems detalha gestão ambiental para empresários
0

Fiems detalha gestão ambiental para empresários

0
0
O evento teve como objetivo discutir temas sobre gestão ambiental voltados para o setor produtivo da industrial
O evento teve como objetivo discutir temas sobre gestão ambiental voltados para o setor produtivo da industrial

Durante o Seminário Gestão Ambiental – Uma Visão Estratégica, realizado dia 24 de agosto de 2016, no auditório do Senai de Campo Grande, o Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade) da Fiems – Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul, reuniu empresários de diversos segmentos para detalhar a questão de gestão ambiental. De acordo com o presidente do Coema da Fiems, Isaías Bernardini, o evento teve como objetivo discutir temas sobre gestão ambiental voltados para o setor produtivo da industrial.

Promovido em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), SO Engenharia e Consultoria, Oliscorp – Centro de Desenvolvimento Humano e Miranda, Possari, Muniz e Guimarães Advocacia Ambiental, o Seminário também teve a presença dos sindicatos industriais e de representantes de indústrias. “Nosso foco são as indústrias e nós esperamos que os temas propostos pelo seminário contribuam para o crescimento do setor produtivo em Mato Grosso do Sul”, disse Bernardini.

A advogado Renata Possari, da MPMG Advocacia Ambiental e palestrante do Seminário, parabenizou a iniciativa do Coema e destacou que eventos como esses são essenciais para alertar e orientar o empresário a cumprir a legislação. “Nós, da parte jurídica, procuramos trazer de uma forma bem prática para as empresas que tem a preocupação com relação alguns passivos ambientais, com temas importantes que estão sendo discutidos e que podem trazer algum tipo de multa, por isso as empresas devem cumprir de forma adequada a legislação”, ressaltou.

O gerente de recursos hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio Costa, apresentou, durante o evento, a gestão de recursos hídricos do Estado. “Os recursos hídricos são essenciais para qualquer produção, pois 90% das empresas usam água em seu processo produtivo e a água é um bem limitado, precisa ser gerida, então o estado precisa autorizar e, até mesmo, controlar o uso de água e a quantidade necessária para cada produção”, contou.

A crise também foi abordada por meio da palestra “Como Transformar Momentos de Crise em Oportunidades” proferida pelo diretor do centro Oliscorp, Jean Oliskovicz. “Abordamos esse tema devido a pedidos dos empresários, pois é um assunto atual que trabalhamos pontos importantes para que os empreendedores consigam fazer uma reflexão mais profunda do momento de dificuldade. É um trabalho que fazemos para que os empresários tirem o foco do que ele não tem para o que ele tem, então, é nesse sentido que trabalhamos com esses representantes da indústria”, relatou.

Para a consultora de meio ambiente da Fibria, Maria Tereza Borges, o seminário foi uma oportunidade para que as indústrias possam estar preparadas para cumprir a legislação. “É muito importante a participação da indústria nesse seminário, na questão de água, que discute outorga, um assunto para o qual temos que estar bem embasados para o caso de ter cobrança de água, por exemplo, e de outras legislações também, por isso esse discursão que a Fiems trouxe por meio do Coema é muito importante”, pontuou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *