Home Notícias Fazenda gaúcha potencializa esforços pelo dia da água com projeto de conscientização de estudantes
0

Fazenda gaúcha potencializa esforços pelo dia da água com projeto de conscientização de estudantes

0
0

fazenda-gauchoPraticamente um mês após a divulgação do relatório da Organização das Nações Unidas alertando sobre os efeitos da escassez de água para o planeta, o Dia Mundial da Água (22/3) completa 22 anos. Criado em 1993 pela Assembleia Geral da ONU, ele foi instituído com o objetivo de direcionar as atenções da imprensa e do poder público de todo o mundo para as particularidades do assunto.

Toda a mobilização desses dois setores tem um único foco: a conscientização de toda a população sobre o papel de cada um no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. As previsões do estudo veiculado em fevereiro deste ano são de que, até 2030, a demanda por água doce será cerca de 40% maior que a oferta. Antes disso, em até dez anos, pelo menos 48 países não terão abastecimento suficiente para suas populações, significando quase três bilhões de pessoas atingidas

Além da informação, a educação é um fator importante para mudar o rumo das estatísticas. Instituições de ensino contam com a colaboração da Quinta da Estância, maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, que desenvolveu nova programação pedagógica para que os estudantes aprendam através de vivências práticas sobre a temática da água. “Sabemos que estamos vivendo uma crise hídrica de grandes proporções, por isso desenvolvemos uma programação prática aprofundando esta temática. A vivência que desenvolvemos para os estudantes é focada em internalizar mais facilmente o aprendizado, sendo mais marcante e eficiente aos alunos do que apenas o uso da lousa ou um vídeo”, afirma a fundadora da Quinta da Estância, Sônia Goelzer.

A Fazenda localiza-se em Viamão, no Rio Grande do Sul. Reconhecida por ser a maior fazenda de Turismo Rural e Pedagógico do Brasil, lançou em 2015 um programa de racionalização do uso da água. São oficinas de consumo de água, simuladores de chuva, análise de fontes de água e conhecimento de formas de irrigação. Em uma área com cerca de 100 hectares a 28km de Porto Alegre, a Quinta da Estância conta com uma equipe com mais de 90 monitores formados – muitos com pós-graduação, mestrado e doutorado – e recebe estudantes desde o ensino fundamental ao superior, podendo desenvolver programas pedagógicos para alunos de educação infantil ao ensino médio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *