Home Seções Educação Ambiental Faber-Castell apoia campanha #ClimaMuitoLoko, do Akatu
0

Faber-Castell apoia campanha #ClimaMuitoLoko, do Akatu

0
0

Faber CastellNo dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Faber-Castell reforçou o incentivo ao consumo consciente que promove durante o ano todo apoiando a campanha #ClimaMuitoLoko, criada pelo Instituto Akatu para explicar a conexão entre Mudanças Climáticas e Consumo Consciente de forma simples e didática.

Na estreia da campanha, o assunto é a água, recurso indispensável para a vida humana, que tem seu ciclo ameaçado pelas Mudanças Climáticas. Com a alteração de equilíbrio do clima no planeta, serão mais frequentes eventos extremos como secas e tempestades. Nos materiais da campanha, presentes nas redes sociais do Akatu e no portal www.akatu.org.br, serão divulgadas dicas de como uma pessoa, no seu simples cotidiano, poderá mudar suas atitudes de forma a diminuir o seu impacto no clima. A ideia da campanha não é fazer com que elas se sintam culpadas pelo Aquecimento Global, mas que percebam que podem contribuir no seu dia a dia de forma positiva para a resolução do problema.

Segundo o Instituto Akatu, para frear as Mudanças Climáticas é preciso diminuir as emissões de gases de efeito estufa – que acontecem em atividades como a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e derivados) e a produção de alimentos. Ou seja, quando uma pessoa consome produtos e alimentos sem desperdício, está colaborando na luta contra o Aquecimento Global. Este consumo consciente envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em seu processo produtivo e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. O consumo é considerado sustentável quando as escolhas de compra são mais assertivas por serem conscientes e, consequentemente responsáveis, por causa da compreensão dos impactos sociais e ambientais sobre os itens adquiridos.

No dia a dia, algumas atitudes simples podem contribuir diretamente para a preservação do planeta. Veja alguns exemplos:

  1. Consumir com consciência: avalie a escolha da matéria-prima, a eficiência e o aproveitamento do material da embalagem.
  1. Racionalizar as compras: mais da metade do lixo no Brasil é composta por restos de alimentos. Planejar compras menores é uma atitude que ajuda a evitar o desperdício.
  1. Não desperdiçar água e eletricidade: apagar luzes, economizar água durante o banho, ao escovar os dentes e lavar a louça, e desligar aparelhos que não estão sendo utilizados são ações simples e fáceis de realizar. Vale, também, substituir lâmpadas incandescentes e aparelhos de alto consumo.
  1. Separe os recicláveis: não custa nada e nem toma tempo. Basta encaminhar embalagens e produtos usados para a coleta seletiva de lixo.
  1. Mude hábitos de transporte: abrir mão do automóvel e andar de ônibus, trem ou metrô alguns dias da semana ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gás carbônico nas cidades. É difícil parar de andar de carro, por causa do conforto, mas transporte público pode ser melhor do que congestionamentos.
  1. Participar de programas de coleta: em vez de jogar fora materiais escolares, envie-os para programas de reciclagem como a Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, parceria da marca com a TerraCycle. Lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, quebrados ou em desuso, independente da marca, serão encaminhados a um fluxo de logística reversa que transforma os resíduos em matéria-prima introduzida na estrutura de novos produtos – como lixeiras, pás de lixo, suportes de notebook, entre outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *