Home Seções Economia Verde Evento Cidade 4.0 mostrou inovações para a sustentabilidade
0

Evento Cidade 4.0 mostrou inovações para a sustentabilidade

0
0

Entre os dias 28 e 31 de março de 2017, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) recebeu o evento Cidade 4.0 – Experiência Inovadora para a Cidade do Amanhã que contou com a presença de, aproximadamente, mil pessoas durante os quatro dias de debate. Durante o ciclo de palestras, foram apresentados casos nacionais e internacionais, levando os participantes a refletirem sobre soluções possíveis para transformar uma cidade comum, em uma cidade mais inteligente e funcional.

Na terça-feira (28), a conferência foi sobre a cidade de Santander, primeira cidade inteligente da Europa, com Jaime Gutiérrez Bayo, da Universidad de Cantabria. Santander ficou mais conhecida depois da instalação de sensores conectados a computadores, que geraram a economia de água e luz, além de diminuir o congestionamento na cidade, mudando, assim, a vida dos moradores. Todos os dados coletados pelos sensores são processados por um laboratório na Universidad de Cantábria.

Os moradores têm acesso às informações coletadas por meio de aplicativos móveis ou sites, permitindo, entre outras coisas, descobrir uma vaga para estacionar ou até mesmo o horário do próximo ônibus. Outra facilidade é poder avisar a prefeitura de qualquer avaria encontrada no caminho, basta tirar uma foto e enviar pelo aplicativo. Os sensores controlam, ainda, a coleta de lixo, a poluição do ar, a iluminação das ruas, a irrigação dos jardins, o tráfego, entre outros.

No dia 29 (quarta-feira), Rui Franco explanou sobre as Sharing Cities – Lisboa, Londres e Milão -, o palestrante é coordenador local do programa. O Projeto Sharing Cities é uma colaboração de três cidades de Portugal, Itália e Inglaterra – Lisboa, Milão e Londres – para o desenvolvimento de soluções integradas para gerar uma sociedade mais sustentável, ou seja, com maior qualidade de vida, no emprego e no cuidado com o meio ambiente. Big Data e Internet das Coisas são conceitos utilizados no apoio na resolução de problemas como excesso de trânsito, diminuição da poluição ou de consumo de energia. O projeto teve início este ano com a participação das três cidades e um investimento alto por parte da União Europeia.

No dia 30 (quinta-feira), o projeto nacional do Porto Digital (Recife) e o colombiano Ruta N (Medellin), foram destaque. Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N e Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto Digital foram os palestrantes. Ruta N é originada da parceria entre administração municipal e Empresas Públicas de Medellín (EPM). Entre outras coisas, a Ruta N apoia empreendedores e startups, promovendo transformação urbana, com foco em mobilidade sustentável.

O Porto Digital é um polo de TI referência no Brasil, quando o assunto é desenvolvimento de tecnologia, empreendedorismo e ocupação do espaço público. Com foco em Tecnologia da Informação e Comunicação e serviços do setor de Economia Criativa, possui mais de 270 instituições instaladas, empregando cerca de 8.500 pessoas. A iniciativa visa, ainda, promover a revitalização do bairro de Santo Amaro, em Recife, por meio da revitalização de prédios históricos e atraindo empresas de TI para o bairro. Já foram revitalizados mais de 80 mil metros quadrados de área.

Para fechar a semana de palestras, o especialista em geografia urbana Issac Pérez-Serrano, explicou sobre o Laboratório para a Cidade, iniciativa da Cidade do México. O projeto visa melhorar a qualidade de vida na cidade, funcionando como uma incubadora de projetos pilotos para, o que eles denominam inovação cívica e criatividade urbana. A ação cria, ainda, diálogo entre sociedade civil, iniciativa privada e organizações não governamentais, buscando soluções, como aplicativos e jogos, para uma cidade mais eficiente, recuperando a ocupação do espaço público, entre outras.
Mais informações: www.cidadedoamanha.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *