Home Seções Economia Verde Escolas públicas do RS participam de projeto de educação ambiental

Escolas públicas do RS participam de projeto de educação ambiental

0
0
Carazinho é a primeira cidade do Brasil a aderir ao “Educação & Sustentabilidade”, ação que sensibiliza professores e alunos sobre Meio Ambiente e cidadania

Oito escolas públicas de Carazinho, no Rio Grande do Sul, aderiram ao projeto “Educação & Sustentabilidade”, criado pelo professor e diretor da Escola de Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter, Rodrigo Berté. As instituições educacionais Eulália Vargas Albuquerque, o Patronato Santo Antônio, Alfredo Scherer, Capitão Aristides Gabriel, Piero Sassi, Pedro Pasqualotto, Pedro Vargas e Políbio do Valle já estão transformando em realidade ações de meio ambiente e cidadania.

A primeira fase, de capacitação dos professores, acaba de ser realizada e conceitos como sistema de compostagem dos resíduos de alimentos, economia de água e energia, gerenciamento de resíduos, implantação da horta mandala, separação de lixo em parceria com a comunidade, estão sendo colocados em prática tanto pela equipe profissional das instituições quanto pelos alunos.

Carazinho, que tem aproximadamente 60 mil habitantes, é a primeira cidade do país a implantar esse projeto e a ter um plano de gerenciamento de resíduos nas escolas. “Estamos começando por aqui, mas esperamos que o município sirva de exemplo para outras localidades. São ações positivas como esta que nos motivam como educadores, na construção de uma sociedade mais justa e responsável com as questões ambientais locais e do planeta”, afirma Berté.

Sandra Citolin, secretária de Educação, reconhece: “é um trabalho interessante e fundamental para o desenvolvimento de uma consciência sustentável, motivadora e que estimule ações de cuidados ambientais”.

Apoios

O projeto é desenvolvido pela Unibio com o apoio do Ministério Público Estadual, Promotoria Especializada de Carazinho, Dra. Adriana Costa, Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a secretária e professora Sandra Citolin, o prefeito Milton Schmitz e a assessoria pedagógica da professora Janecir do Nascimento Marcon.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *