Home Seções Economia Verde Entidades lançam guia para Inventários de Ciclo de Vida
0

Entidades lançam guia para Inventários de Ciclo de Vida

0
0
Foi a primeira vez que o Fórum Internacional de Avaliação do Ciclo de Vida aconteceu no Brasil, reunindo a comunidade de Avaliação de Ciclo de Vida no País
Foi a primeira vez que o Fórum Internacional de Avaliação do Ciclo de Vida aconteceu no Brasil, reunindo a comunidade de Avaliação de Ciclo de Vida no País

Nos dias 14 e 15 de março, foi realizado no Brasil, pela primeira vez, o Fórum Internacional de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A Fundação Espaço ECO® (FEE®) marcou sua presença apresentando o ‘Guia de Qualidade de ICV para o Banco de Dados Brasileiro’, da qual é co-autora.

O Guia servirá para orientar a submissão de Inventários de Ciclo de Vida (ICV) ao banco de dados brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), de forma que o provedor do inventário possa adequar seus dados de acordo com um conjunto de requisitos mínimos a serem atendidos.

Em parceria com o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e USP (Universidade de São Paulo), a FEE® apresentou o draft do Guia de Qualidade de ICV para o Banco de Dados Brasileiro.

Esta foi a 5ª Edição do Fórum Internacional e foi um marco importante para a consolidação da Rede Global de Interoperabilidade de Bases de Dados de ACV, que acontecerá durante a Semana Internacional de ACV com participação de profissionais de renome mundial.

A Fundação Espaço ECO® (FEE®) é uma das principais organizações que atuam no tema de Avaliação de Ciclo de Vida no Brasil. “A FEE® por ser um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada tem a ACV muito presente no seu DNA. Acreditamos que o guia contribuirá de forma assertiva na promoção dos Inventários de Ciclo de Vida (ICV) para o banco de dados brasileiro de ACV. Orientando desta forma os requisitos mínimos a serem atendidos”, afirma Juliana Silva, Gerente de Socioecoeficiência da Fundação.

O objetivo das discussões durante o Fórum é criar, até 2017, os mecanismos para a consolidação da Rede Global composta por bases de dados de ACV, que tem como finalidade conectar múltiplas fontes de dados para apoio da Avaliação do Ciclo de Vida, facilitando assim a concretização da tomada de decisões relacionadas à sustentabilidade e a troca de informações técnicas e científicas entre os países participantes da rede.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *