Home Seções Eficiência Energética Empresa do Cietec completa instalação de usina de energia solar

Empresa do Cietec completa instalação de usina de energia solar

0
0

cietecA VIS Technology, empresa associada ao Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), concluiu a implantação da segunda maior usina fotovoltaica (energia elétrica obtida a partir de luz solar) com investimento 100% privado do Brasil. Incubada em 2011, a startup é especializada em tecnologias avançadas de controle e conversão de energia solar em elétrica.

Localizada em Araçariguama (SP), em um condomínio industrial e logístico da Construtora Systemac, oito empresas se beneficiam da usina de 600 módulos fovoltaicos. A instalação tem uma capacidade de 150 kWp (150 mil Watts pico de potência) e produz 226.234 kWh (kilowatts hora) de energia por ano. Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer 125 residências de porte pequeno, evitando a emissão de 228 toneladas de CO2 na atmosfera.

A VIS Technology executou o projeto por completo, desde análise da viabilidade técnico-financeira do empreendimento – análise da melhor tecnologia, insolação local, posicionamento dos módulos, tempo de retorno do investimento – até seleção e aquisição dos equipamentos. A empresa também foi responsável pelo projeto básico e executivo, instalação e início da operação.

Carlos Evangelista, sócio da VIS Technology, conta que a usina fotovoltaica foi construída com equipamentos importados, já que eles têm um preço muito mais competitivo do que o nacional. “Como alguns fabricantes, por exemplo, os chineses, têm escala para a manufatura das células e módulos fotovoltaicos, o preço deles torna-se muito atraente, ficando difícil para as empresas nacionais concorrerem”, explica.

“Além disso, foi necessário formar uma equipe especializada no Brasil, apesar de haver excelentes engenheiros e milhares de técnicos eletricistas. Tivemos dificuldade em formar uma equipe que, além dos conhecimentos em eletricidade básica, baixa/média tensão e eletrônica de potência, tivessem também uma expertise em sistemas de Energia Solar Fotovoltaica. Sendo assim, demos o treinamento necessário à equipe, além de contratar engenheiro coordenador que já tivesse executado esse tipo de instalação. Acabamos formando, treinando e contratando toda a equipe”.

“O Brasil tem um enorme potencial para fontes renováveis de energia. Por isso ficamos muito orgulhosos em ter uma empresa inovadora como a VIS Technology associada ao Cietec”, lembra Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

Entre as empresas atendidas pela energia solar gerada pela usina da VIS Technology estão uma indústria de sistemas construtivos para galpões industriais, uma montadora de veículos elétricos, fábrica de tintas, fábrica de fachadas de prédios, indústria de vestuário e museu de carros, por sinal, o maior da América Latina.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *