Home Notícias Descarte Consciente Abrafiltros recicla mais de 15 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo

Descarte Consciente Abrafiltros recicla mais de 15 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo

0
0

Iniciado em 2012, programa abrange 174 cidades em São Paulo, Paraná e Espírito Santo e deve reciclar cerca de 3,4 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 2019.

 

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, desenvolvido e gerenciado pela Abrafiltros desde 2012, atingiu em agosto, a expressiva marca de 15.093.353 filtros usados de óleo lubrificante automotivo reciclados. 

Implantado em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, envolve atualmente 174 municípios. “O programa possui metas anuais gradativas de abrangência geográfica e reciclagem, e deve ampliar ainda mais os resultados no próximo ano devido à exigência da Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C, sendo que novas empresas estão nos procurando para se adequar à legislação”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. Publicada em 2018 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Decisão de Diretoria institui a logística reversa como exigência técnica para emissão e renovação de licença de operação.

No programa, o metal é reprocessado em siderúrgicas, o óleo contaminado segue para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética), não havendo destinação de resíduos para aterros sanitários.

Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, ressalta que o programa, voltado a empresas que fabricam ou comercializam filtros do óleo lubrificante automotivo com marca própria, incluindo montadoras de veículos, possibilita o cumprimento da legislação com mais rapidez e economia. “Não há retorno direto para o segmento de filtros automotivos, por isso a importância de trabalhar em conjunto para diminuir os custos para as empresas participantes, sendo que a Abrafiltros atua como gestora e interlocutora com os órgãos ambientais, o que agiliza o processo”, comenta.

 

Em 2019, a previsão é coletar 1.338.900 kg – equivalentes a mais de 3,4  milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo nos três estados – sendo que o programa tem como  referencial o peso médio estimado de 0,39 kg por filtro, considerando a média entre os filtros de veículos leves e pesados.

 Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

 Para obter mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *