Home Seções Eficiência Energética “Conta Verde” reduz emissão de GEE com coleta seletiva de resíduos e bônus na conta de luz

“Conta Verde” reduz emissão de GEE com coleta seletiva de resíduos e bônus na conta de luz

0
0
A metodologia, desenvolvida pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e Meio Ambiente da Coelce, é capaz de medir as emissões de CO2 pelo consumo de energia elétrica de cada cliente
A metodologia, desenvolvida pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e Meio Ambiente da Coelce, é capaz de medir as emissões de CO2 pelo consumo de energia elétrica de cada cliente

Já pensou em reduzir a emissão de gases e ainda ter descontos na conta de luz? É o que propõe a Conta Verde Coelce, iniciativa que se apoia em outro programa da distribuidora de energia do Ceará, o Ecoelce, e que ajuda o cliente a compensar a emissão de CO2 por meio da troca de resíduos sólidos com descontos na conta de luz. Clientes residenciais que participarem do programa receberão informações sobre as emissões de CO2 provenientes do consumo de energia e poderão compensar as emissões trocando resíduos sólidos por desconto na conta de luz. A Coelce, uma empresa do grupo Enel, é a primeira distribuidora de energia do Brasil a oferecer a novidade a seus clientes.

Desde maio deste ano, grandes clientes da empresa – como comércios e indústrias – têm acesso ao benefício. A partir deste mês, a iniciativa será estendida aos consumidores de baixa tensão da companhia, como clientes residenciais comuns e de baixa renda.
A metodologia, desenvolvida pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e Meio Ambiente da Coelce, é capaz de medir as emissões de CO2 pelo consumo de energia elétrica de cada cliente. E ainda mensura as emissões evitadas desse gás poluente por meio da reciclagem de resíduos sólidos destinados ao Ecoelce.
Quando ocorre a comparação entre as emissões de CO2 pelo consumo de energia elétrica com as emissões evitadas pela destinação de resíduos à reciclagem – explica Sérgio Araújo, responsável pela Área de Meio Ambiente da companhia – são identificados os clientes Conta Verde Coelce. “Já temos casos de clientes que não só zeraram suas emissões, como já acumulam créditos para faturas seguintes”, pontua Sérgio.
É o caso de João Félix Alves, morador do Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Desde o início do ano, ele troca resíduos recicláveis por descontos na conta de luz no Ecoelce e há dez meses paga a conta de energia com lixo. “Eu via aquele lixo todo no meio da rua e ficava indignado com aquilo tudo. Aí, resolvi participar do programa. Agora, com essa novidade (Conta Verde), além de ajudar o meu bolso, vou ajudar ainda mais a natureza”, afirma ele.
Com o Conta Verde, os clientes poderão iniciar o processo de inventário das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), além de repassar o bônus na conta de luz a projetos sociais. A novidade vai contribuir para o fortalecimento do consumo consciente, com o uso cada vez mais eficiente da energia elétrica.
Como funciona o Ecoelce
O Ecoelce foi premiado pela ONU como um dos projetos mais importantes para o alcance dos Objetivos do Milênio. O programa já beneficiou 430 mil clientes, arrecadou cerca de 18 mil toneladas de resíduos e concedeu 2,3 milhões de reais em bônus na conta de energia. Atualmente, o Ecoelce conta com 102 postos de recolhimento no Ceará, incluindo a capital, Fortaleza. Em Agosto deste ano, o projeto alcançou a marca de uma tonelada de pilhas recolhidas.
Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão Ecoelce.
Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *