Home Informes Manuais CNI e Ibict lançam publicações sobre avaliação do ciclo de vida de produtos
0

CNI e Ibict lançam publicações sobre avaliação do ciclo de vida de produtos

0
0

acvConfederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançaram publicações voltadas para o desenvolvimento de uma agenda na área de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Em solenidade realizada dia 20 de janeiro de 2014, na sede da CNI, em Brasília, DF, as entidades apresentaram três documentos com o objetivo de orientar empresários na adoção da chamada ACV. A ferramenta considera as implicações ambientais de toda a cadeia de abastecimento de produtos, bens e serviços desde a sua concepção até o descarte, ou do “berço” ao “túmulo”, como descrito em um dos manuais lançados no evento.

A diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, ressaltou que o conhecimento e a tecnologia são âncoras para a elevação da competitividade da indústria num ambiente cada vez mais acirrado de concorrência mundial. “É fundamental que indústria, academia e governo trabalhem de maneira coordenada a fim de fortalecer a estratégia do Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável”, discursou.

Para Mônica Messenberg, a Avaliação do Ciclo de Vida servirá como ferramenta para a identificação de oportunidades para melhorias no desempenho ambiental de produtos, aumentando o nível de informação dos tomadores de decisão na indústria. “Ao quantificar os impactos ambientais de um determinado produto ou processo produtivo em todas as suas etapas, a ACV oferece uma visão mais ampla sobre os procedimentos industriais, indicando os melhores caminhos e facilitando a tomada de decisão por parte das empresas”, afirmou a diretora.

As publicações lançadas pela parceria CNI/Ibict são: o documento de metodologia de inventário do ciclo de vida, que reúne técnicas para o desenvolvimento de estudos e tomadas de decisão pela indústria; o Manual do Sistema ILCD – um modelo europeu traduzido para o português; e o manual de Ontologia Terminológica de ACV, este último produzido somente pelo Ibict.

ACV – A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica para medição dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo as etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo (berço) até a disposição final do produto (túmulo).

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Prata, a pasta busca uma atuação transversal, estimulando e promovendo parcerias com o setor produtivo, a academia e instituições em geral.

A diretora do Ibict, Cecília Leite, mencionou, por sua vez, que o principal objetivo da parceria é o de “termos inventários brasileiros de ACV”. “Tenho total esperança, confiança e entusiasmo com o que deve vir a partir daqui. Fecha-se um momento, abre-se outro que eu espero que seja mais promissor para o desenvolvimento e que possa trazer para a ciência, tecnologia e inovação avanços. Que seja apenas a ponta de um grande iceberg que vai se mostrar ao longo dos próximos anos”, frisou Cecília.

Por Diego Abreu
Da Agência CNI de Notícias

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *