Home Seções Economia Verde CETESB comemora Jubileu de 50 anos
0

CETESB comemora Jubileu de 50 anos

0
0
O presidente Carlos Roberto do Santos recebeu ex-diretores presidentes da Cetesb na comemoração dos 50 anos da entidade

Para comemorar os 50 anos, a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, reuniu diretores e funcionários em sua sede. Foi em 24/07/1968 que nasceu uma das mais importantes agências ambientais do mundo, quando foi criada oficialmente o CETESB (Centro Tecnológico de Saneamento Básico). Para consolidar esta importante História, a entidade reuniu, no dia 24 de julho deste ano, o secretário Eduardo Trani, dirigentes e funcionários do Sistema Ambiental Paulista, assim como o governador Márcio França, que fez questão de prestigiar parte das atividades programadas para o dia, ao lado de outros secretários de Estado.

A programação teve início às 9h, com o hasteamento de bandeiras – da CETESB, do Estado de São Paulo e do Brasil – e a execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar do Estado. Em seguida, teve lugar um ato multireligioso, em frente ao Prédio 5 (prédio inicial da Companhia), com a participação de representantes de vários credos – Catolicismo, Religiões Afro-Brasileiras, Budismo, Judaísmo, Protestantismo e Espiritismo.

Na sequência, o governador Márcio França e os secretários João Carlos Meirelles, da Energia e Mineração; Francisco Jardim, da Agricultura; e Rubens Macedo Soares, adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos, foram apresentados a diretores, coordenadores, dirigentes e representantes da CETESB e do Sistema Ambiental Paulista, pelo secretário Trani e pelo diretor-presidente, Carlos Roberto dos Santos.

Carlos Roberto, fazendo as honras da casa, em uma homenagem singela, agraciou o governador e o secretário do Meio Ambiente com um “pin” (bottom) contendo a logomarca dos 50 anos da Companhia. O governador, o secretário e o diretor-presidente também inauguraram a primeira de uma série de “árvores digitais”, carimbando suas digitais e assinando seus nomes na árvore montada no “hall” do auditório Augusto Ruschi.

Depois disso, eles se uniram a outros funcionários, para a abertura da “Cápsula do Tempo”, instalada há 25 anos, no jardim que ladeia a rampa de acesso ao prédio principal, na qual foram depositados, na época, vários documentos, fotos e materiais da Companhia, a serem retirados justamente na celebração de 50 anos.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani, também celebrou a data e elogiou a CETESB e seus funcionários. “Parabéns a todos da CETESB! A todos, os mais de 7.500 funcionários que a CETESB teve ao longo destes 50 anos”, expressou

O presidente da Companhia, por sua vez, agradeceu a todos os presentes e fez questão de dizer que a CETESB “é uma família”. O dirigente também aproveitou para agradecer ao governador pela escolha do secretário Trani para a pasta do Meio Ambiente e enfatizou o pioneirismo da agência ambiental paulista, entre outros, no atendimento às emergências químicas e na atuação como órgão de fomento à saúde pública, por tratar de questões como poluição e contaminação do meio ambiente. No fim, saudou com um “viva” a todos os funcionários. Em seguida, houve um serviço de buffet, de confraternização geral.

No auditório Augusto Ruchi, palco de tantos momentos importantes, foi realizada a palestra do ex-secretário José Goldemberg, que explanou sobre os motivos da criação da CETESB. O professor ressaltou que a Companhia, foi criada em 1968, como uma empresa moderna, que seguia padrões de controle de poluição usados nos países desenvolvidos. “A CETESB é um órgão especial que multa, fiscaliza, mas que deve educar, informar o que existe de novo em tecnologia,” concluiu Goldemberg.

O anfitrião da tarde, Carlos Roberto dos Santos, ressaltou que a CETESB teve inicio com 15 funcionários e hoje agrega 1.936. “Sem medo de errar, digo que a empresa é um dos orgulhos da população paulista.”

A seguir, acompanhado do secretário Eduardo Trani, presentou os ex-secretários presentes – Stela Goldenstein, Francisco Graziano e Pedro Ubiratan – e os ex-diretores-presidentes, Dráusio Barreto, João Gualberto, Otavio Okano e Walter Lazzarini – com o pin comemorativo da data. Agraciados, também, simbolizando todos os funcionários, Mário Liguori, o mais antigo de casa, e Alexandre Shigueru Sakai, o mais novo na Companhia.

A confraternização teve seu final no hall, onde o parabéns foi cantado e servido o bolo comemorativo pelos 50 anos da entidade.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *