Home Notícias Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em São Paulo é inaugurada em parceria com a ABREE

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em São Paulo é inaugurada em parceria com a ABREE

por redação

Evento marcou o início da parceria que facilitará a destinação final e ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, inauguram a Central de Logística Reversa de São Paulo. A parceria tem como objetivo viabilizar o descarte ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da região. Atualmente, o Estado de São Paulo contabiliza 988 pontos de recebimento, sendo 203 localizados na capital paulista, que acaba de ganhar mais um local. São pontos, em sua maioria, com parceiros da ABREE do setor de varejo. 

“Além de todos os benefícios ambientais gerados pelo descarte correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como a redução da poluição e diminuição da emissão de gases e metais pesados que são danosos para saúde da população. Vale destacar ainda que o processo de reciclagem possui o potencial de gerar dez mil empregos e injetar mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, segundo o Governo Federal”, comenta Sergio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE. 

O evento de inauguração aconteceu na COOPERMITI e contou com a presença de autoridades como, André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Fernando Chucre (Secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente), Ricardo Ezequiel Torres (Diretor Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula), Luiz Pereira (presidente da COOPERMITI) e Sergio de Carvalho Mauricio (presidente da ABREE).  

 

Ciclo de vida do produto

 

Com base no Decreto Federal 10.240/2020 são realizados os serviços de descarte correto dos produtos para que ambos estejam de acordo com a legislação vigente. A lei estabelece que a responsabilidade é dividida do ciclo de vida do produto, contendo a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes. Com isso, a ABREE está presente em todo o Brasil. Desde 2021, são mais de 1,2 mil municípios que a entidade atua, totalizando quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país. 

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento 

Sobre a ABREE – Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

Sobre a SP Regula – A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, foi criada pela Lei nº 17.433, de 29 de julho de 2020, sob a forma de autarquia em regime especial vinculada ao Gabinete do Prefeito, possui autonomia administrativa, financeira e orçamentária, sendo responsável pela regulação e fiscalização dos serviços delegados da cidade de São Paulo. É responsável, entre outros objetos pela gestão dos serviços públicos divisíveis da limpeza urbana.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/spregula/limpeza_urbana/

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário