Home Seções Economia Verde Brusadin apresenta balanço de sua gestão para Consema
0

Brusadin apresenta balanço de sua gestão para Consema

0
0
Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Brusadin (em pé), destacou o Projeto Verão no Clima, que tem início oficial em 4 de janeiro, e conta com a participação de todo o sistema

O secretário Maurício Brusadin apresentou um balanço das ações de sua gestão durante a última reunião de 2017 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), realizada na quarta-feira, 20 de dezembro, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

Brusadin destacou os avanços da pasta graças à ação conjunta de coordenadores, diretores e gestores de todo o Sistema Ambiental Paulista nesses quase quatro meses de gestão.

Temas como a situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa Nascentes, de restauração ecológica, áreas protegidas e planos de manejo, Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Gerenciamento Costeiro e criação de novos parques estiveram na prestação de contas. Os projetos mais recentes, como Florestas Paulistas (Projeto Conexão Mata Atlântica), de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Polos Florestais, e as concessões de áreas de uso público em Unidades de Conservação (UCs) e no Zoológico de São Paulo (Espaço Mata Atlântica) também apresentaram o andamento de suas ações.

Sobre as concessões, o secretário explicou que elas aumentam a oferta de serviços e a proteção das Unidades e também da biodiversidade. “O que será concedido são serviços e não a Unidade de Conservação”, ressaltou.

Também foram apresentados os trabalhos para dar mais celeridade ao licenciamento ambiental, os esforços para expandir a gestão integrada de resíduos sólidos para todo o estado e ainda os avanços na logística reversa.

Secretário falou ainda sobre as ações da Operação Corta Fogo, da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) e da Assessoria Internacional e destacou as inovações de 2017 do Programa Município VerdeAzul, como o Ambiente Móvel e a participação de mais de 600 municípios cadastrados.

Verão no Clima

O Projeto Verão no Clima, da SMA, que será lançado dia 4 de janeiro em Santos, propõe uma intensa ação de educação ambiental nas praias de 16 municípios do litoral paulista como complemento às ações já programadas pelas prefeituras.

Serão abordados temas relacionados às mudanças climáticas e o aquecimento global, com a participação de todos os órgãos que compõem o Sistema Ambiental Paulista, como a Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental e institutos de pesquisa, além das parcerias com prefeituras municipais, iniciativa privada e entidades não governamentais.

Mais informações: www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *