Home Seções Economia Verde BH sediou Simpósio Brasileiro de Design Sustentável
0

BH sediou Simpósio Brasileiro de Design Sustentável

0
0
Economia Circular foi o tema central do evento, que este ano celebra a 10ª edição

A abertura do Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, com o tema Economia Circular, foi realizada em 1º de agosto de 2017, na sede da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O Simpósio comemora 10 anos e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e pelo Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O gerente de Meio Ambiente da Fiemg, Wagner Soares Costa, participou do evento e falou sobre a relação entre academia e o setor privado. “Existe a visão de que a indústria e a universidade têm vieses desencontrados. Na Fiemg, temos a ideia de que ambos devem estar próximos. A questão ambiental tem muito de emocional e pouco de racional”, ressaltou.

A chefe do departamento de Tecnologia do Design da UFMG, a professora Andrea Franco Pereira, falou sobre a atual etapa do Simpósio, em que se busca sua internacionalização. Uma das medidas tomadas com vistas a esse objetivo foi a exigência de que os trabalhos enviados fossem escritos em inglês. Nesta edição, informou a professora, há artigos de 35 instituições brasileiras e 10 estrangeiras. Ela também abordou a questão da relação entre academia e empresas. “Essa aproximação também é muito importante para nós. Falar de design é falar de indústria”, disse.

O “relativamente novo” tema do design foi abordado pelo diretor da Escola de Arquitetura da UFMG, Maurício José Laguardia Campomori. Ele disse não conseguir dissociar a ideia do design da do desenvolvimento. A questão, prosseguiu Campomori, seria como aliar o planejamento (design) ao desenvolvimento no Brasil, país sempre sujeito a sazonalidades em suas políticas. O professor também falou sobre indústria e empresas. “A academia não está intimamente ligada à produção, mas nunca se furtou a discutir essa questão. Mas não podemos deixar que apenas a autonomia do econômico nos guie”, ponderou.

A programação do Simpósio, que se encerrou no dia 4 de agosto, aconteceu na Escola de Arquitetura e Design da UFMG e no Museu das Minas e do Metal da Gerdau, ambos localizados na capital mineira. Mais informações:

http://www.arq.ufmg.br/tau/index.php/symposium-on-sustainable-design-sbds/

 

Fonte: Portal Fiemg

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *