Home Seções Economia Verde Benchmarking Brasil abre inscrições e apresenta sua Comissão Técnica
0

Benchmarking Brasil abre inscrições e apresenta sua Comissão Técnica

0
0

Benchmarking BrasilUm dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país começa hoje a receber inscrições de cases de sustentabilidade para certificação Benchmarking. Empresas e gestores com boas práticas podem se inscrever para o XV Ranking Benchmarking no período de 24 de janeiro a 31 de março.

O Programa Benchmarking é uma iniciativa pioneira de difusão e incentivo a adoção das boas práticas nas organizações. Especialistas de diferentes países compõem a comissão técnica que avalia os cases sem ter acesso ao nome da organização. A metodologia de seleção dos cases é reconhecida pela ABNT, e os cases certificados são compartilhados em publicações especializadas, bancos digitais, e eventos técnicos.  Já passaram pelo crivo Benchmarking (tiveram cases certificados) mais de 180 instituições brasileiras.

Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

Nas 14 edições já realizadas, o Programa Benchmarking selecionou e certificou mais de 350 cases de sustentabilidade nas categorias: Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

O Programa Benchmarking presta um relevante serviço de utilidade publica na medida que informa a sociedade o “modus operandi” das organizações em relação as questões socioambientais, mostrando a sustentabilidade aplicada no dia a dia da empresa, muito além da teoria e do discurso. Para participar, a empresa deve estar ciente e em condições de atender os requisitos do regulamento.

 Especialistas de 7 países participam da Comissão Técnica 2017 

A comissão técnica responsável pela avaliação dos cases inscritos em 2017 conta com a participação de especialistas dos seguintes países: Estados Unidos, Portugal, Suécia, Suíça, Canadá, Venezuela e Brasil. Eles pontuarão quesitos dos cases sem terem acesso ao nome das organizações. Veja a seguir os nomes em ordem alfabética.

  1. Aline Cardoso, Co-fundadora da Rede Gente Urbana e vereadora da cidade de São Paulo – São Paulo/SP
  2. Fabio Guido, Especialista em Finanças para Sustentabilidade no WWF – São Paulo/SP
  3. Fernanda Mocellin Baumhardt, CERAH – Consultora da Federação Internacional da Sociedade Cruz Vermelha e Professora Associada do Centro de Educação e Investigação em Ação Humanitária – Genebra/Suiça
  4. Honório Campante, Consultor Nacional de Benchmarking do IAPMEI de Portugal e coautor do Módulo Ambiente e Energia do Índice Português de Benchmarking – Aveiro/Portugal
  5. Ismael Rocha, Diretor Acadêmico da ESPM Social – São Paulo/SP
  6. Jacimara Guerra Machado, Diretora de Qualidade Ambiental do IBAMA – Brasília/DF
  7. José Manuel da Fonseca, Pesquisador de Chalmers University of Technology – Gutemburgo/Suécia.
  8. Leslei  Lukacs, Fundadora e Presidente do Conselho de Iniciativas Verdes para Locais e Eventos (GIVE) – São Francisco/USA
  9. Mário Carrilho Negas, Professor de gestão no Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta (UAb) – Lisboa/Portugal
  10. Marlei Pozzebon, professora pesquisadora HEC Montreal (École des hautes études commerciales de Montréal) – Montreal/Canadá
  11. Pål Mårtensson, Criador e gestor do maior parque de reciclagem do mundo “Kretsloppsparken Alelyckan”com mais de 35 mil metros quadrados – Gothemburg/Suécia.
  12. Ruth Caprile, Professora da Universidade Católica Andrés Bello e Membro ALENE (Asociación Latinoamericana de Ética, Negocios y Economía) – Caracas/Venezuela
  13. Sérgio Monforte – Especialista em Sustentabilidade do CNI – Confederação Nacional da Industria – Brasília/DF

Sobre Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas de sustentabilidade, e de quem trabalha com elas 

O Programa realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição.

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática.

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade (RMAI). Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.

 Mais informações:

www.benchmarkingbrasil.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *