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Belo Horizonte pode ganhar sistema de carros elétricos compartilhados

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Belo HorizonteEnquanto taxistas e motoristas do aplicativo Uber travam uma disputa sobre a legalidade do transporte de
passageiros, uma proposta alternativa pode chegar a Belo Horizonte. A startup mineira Compact Moby desenvolve um projeto para o fornecimento de veículos de uso compartilhado na capital. O serviço será semelhante ao Bike BH, bicicletas que podem ser utilizadas através de um aplicativo no smartphone.

O Compact Moby terá uma frota de até 50 veículos, alojados em estações espalhadas pela cidade. O usuário interessado deverá se cadastrar pela internet ou através do aplicativo disponível para celulares e tablets. O condutor tem que possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B em dia.

Para retirar o veículo, o motorista deverá fazer um check-in e mostrar a CNH na estação. Para dar a partida, é necessário um código que o usuário receberá por SMS no smartphone. A rede de estações será estabelecida em pontos estratégicos, para incentivar que os motoristas deixem os carros particulares em casa. O preço para utilizar o serviço ainda está em estudo.

“A nossa visão é ser um modelo complementar ao atual sistema e capaz de mudar os hábitos dos motoristas no dia-a-dia. Para reduzir os impactos do trânsito as cidades usarão cada vez mais as tecnologias, as soluções integradas e alternativas inovadoras”, afirmou Danilo Prado, diretor da Compacty Moby.

Modelo ecológico

O veículo a ser utilizado ainda não está definido e a empresa estuda opções de modelos chineses e franceses. O carro compartilhado será de pequeno porte e com motor elétrico. Os estudos de viabilidade também passam pela cotação do dólar e uma solução de fornecedor nacional não está descartada.

Os carros serão recarregados nas estações, com autonomia de até 5 horas ou 100 quilômetros. A velocidade máxima não deverá passar dos 70 km/h. “Atualmente a taxa de ocupação dos carros é de 1,4 pessoa por carro e em 90% do tempo é de 1 pessoa. Ou seja, um veículo que ocupa uma área média de 10 m2, transporta uma pessoa. A nossa ideia é melhorar essa relação e aumentar a disponibilidade infraestrutura existente, além de reduzir a emissão de gases tóxicos”, comenta Prado.

O Compact Moby está em fase de ‘manifestação de Interesse’ junto a Prefeitura de Belo Horizonte. A empresa tem até janeiro de 2016 para entregar os estudos e solicitação de concessão. Depois desse prazo, o município vai avaliar e definir qual modelo do sistema de compartilhamento de veículos.

“O sistema de Car Sharing é uma tendência mundial e funciona de forma similar ao compartilhamento de bicicletas. Nosso modelo será adaptado para o trânsito, a cultura e as características de cada cidade do nosso país. Belo Horizonte não é diferente das demais e os problemas de trânsito estão se tornando, cada vez mais, um problema de saúde”, completa Danilo.

Recife, Curitiba e Paris

A experiência de veículos compartilhados já é realidade em outros lugares. Na França, desde 2011 o serviço é oferecido sob o nome AutoLib. Em 2013 chegou a Lyon e no ano passado inicou as atividade em Bordeaux.

No Brasil, a primeira cidade a oferecer serviço é o Recife (PE). O ‘CarroLeve’ fez os primeiros testes em dezembro de 2014 e desde setembro deste ano opera com três carros para deslocamento somente num bairro da região central da cidade. Já Curitiba (PR), publicou esta semana edital para convocar empresas interessadas em prestar o serviço na capital paranaene.

Fonte: Vivagreen

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