Home Seções Eficiência Energética Atacadista adota tecnologia LED e amplia eficiência energética
0

Atacadista adota tecnologia LED e amplia eficiência energética

0
0
Atacadista reduziu seu consumo de energia em 55% após substituição do sistema de iluminação de 74 lojas pela tecnologia LED

A rede atacadista Makro encontrou no projeto apresentado pela EDP Brasil a solução que buscava para promover a eficiência energética e sustentabilidade. Com o investimento de R$ 60 milhões para a substituição do sistema de iluminação antigo por LED nas áreas internas e externas de todas as lojas do País, foi possível reduzir o consumo de energia em iluminação em até 55% ou 17,5 mil megawatts-hora (MWh), o equivalente ao consumo médio de 7,3 mil famílias. 

Com a economia de energia, mais de 1431 toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera, o que correspondente ao plantio de 11 mil árvores. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, já que a durabilidade da lâmpada LED é de 50 mil horas (de 3 a 4 vezes mais que lâmpadas fluorescentes), e o LED gera menos impacto ambiental  por  não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“A EDP Brasil assumiu o compromisso de reduzir o consumo de 100 GWh de energia dos seus clientes até 2020 com a expansão do segmento de Soluções em Energia, e a parceria com o Makro é mais um exemplo de como as corporações podem usufruir das nossas soluções de eficiência energética para reduzir custos e elevar sua contribuição ao meio ambiente, com baixo investimento inicial”, afirma Aldemir Spohr, diretor da EDP Soluções em Energia.

Antes da implantação, a iluminação representava, em média, 20% da conta de energia elétrica das unidades, o que deve ser diminuído para cerca de 10%. Por meio do contrato firmado entre as Empresas, no modelo de success fee, a economia mensal de energia com a nova iluminação abaterá o investimento inicial.

“Além da economia no consumo de energia, o projeto de eficiência energética trouxe inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade dos funcionários, valorização dos produtos trazendo mais conforto visual para os clientes e o compromisso sustentável de evitar desperdício e reduzir a emissão de gases poluentes. A EDP se mostrou extremamente flexível para atender as necessidades do Makro e este caso de sucesso é o primeiro de muitos que estamos estudando em conjunto”, destaca Marcos Ambrosano, Presidente do Makro Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *