Home Ecomondo Brasil Aprimoramento no atendimento as emergências foram destaques no Road Show da Baixada Santista

Aprimoramento no atendimento as emergências foram destaques no Road Show da Baixada Santista

0
0
Iniciativa da feira Ecomondo Brasil, evento teve apresentação de conteúdos focados nas necessidades locais e possíveis soluções

Dia 28 de novembro, o auditório da AEAS – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos – recebeu o Road Show da Ecomondo Brasil. Formatado para mostrar conteúdos relevantes que promovam o diálogo sobre os problemas que afetam as regiões onde o encontro acontece e apontar soluções que possam ser aplicadas por meio de tecnologias e atuação de profissionais especializados em meio ambiente, essa edição apresentou o tema “Gestão de Riscos Ambientais e Planos de Emergências – Uma questão estratégica”, com as participações de Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Atendimento a Emergência da Cetesb; Carlos Roberto de Assis Filho, superintendente Marine da Suatrans; e Jayme de Seta Filho, diretor da Seta Engenharia Ambiental.

Para Luiz Fernando Pereira, Project manager da Ecomondo Brasil, a proposta foi realizar um evento B2B, que visa, além de aproximar os principais players do setor ambiental na região de Santos, mostrar que gestão de riscos ambientais e a remediação de danos são temas importantes no cenário da sustentabilidade e estão ligados ao compromisso da cadeia produtiva com a conservação do meio ambiente. “Os conteúdos abordados nos Road Shows da Ecomondo Brasil estão alinhados com as premissas da feira, cujo objetivo principal é proporcionar mais negócios sustentáveis para as empresas e empreendedores desse mercado”, disse o executivo.

A primeira parte da programação contou com a palestra de Carlos Roberto, da Suatrans, com o tema “Emergências em Corpos Hídricos”. O especialista apresentou o escopo de trabalho do Grupo Ambipar, do qual a Suatrans faz parte, sendo o Atendimento Emergencial seu principal foco de trabalho. “Nosso objetivo é resolver os problemas e fornecer tanto serviços quanto produtos. Com isso, já contamos com milhares de emergências atendidas, por meio da Suatrans Marine divisão que atua em rios, lagos, represas, corpos hídricos subterrâneos, entre outros”, destacou.

A Suatrans foi patrocinadora oficial dessa edição do Road Show, o que para Carlos Roberto significou uma parceria muito importante para promover a disseminação de informações sobre o universo dos atendimentos emergenciais. “Eventos como esses, informativos e que vão ao encontro do que é proposto em nosso trabalho, favorecem para que essas informações cheguem às pessoas e trazem a possibilidade de aprenderem com experiências já vividas em situações reais.”, declarou.

O gerente do Setor de Atendimento a Emergência da Cetesb, Jorge Gouveia, que há 26 anos atua na área de Emergências Químicas, apresentou um histórico da agência ambiental na atuação em situações com substâncias químicas, ressaltando que o aprendizado se dá todos os dias. Ele contou algumas experiências da Cetesb em ações preventivas, junto a órgãos públicos e iniciativas privadas, discorrendo sobre as atividades de departamentos específicos dentro da entidade.

O técnico deu um parecer sobre os recursos que a Cetesb dispõe atualmente, tanto em termos de equipamentos importados quanto em veículos, utilizados não só em emergências químicas, mas, também utilizados em apoio às áreas contaminadas. Frisou também o trabalho dos laboratórios, considerados um dos pontos fortes da Cetesb. “De dois mil funcionários que a agência tem, duzentos trabalham nos laboratórios da sede e das regionais espalhadas pelo Estado”, informou.

A palestra de Jayme de Seta Filho, que foi gerente de Contingência na Petrobras onde atuou por 29 anos ocupando diversas funções gerenciais, encerrou o evento. Ele compartilhou sua experiência com a explanação sobre o tema “Controle de Emergência e Remediação de Área Impactada: onde começa, quando acaba?”. “Fico muito satisfeito em contribuir com essas informações, pois considero o experimento do Road Show muito interessante para disponibilizar conteúdos que são relevantes para quem atua na área ambiental e também por ser uma forma de atrair pessoas para visitar a feira, onde serão demonstradas todas essas experiências e muitas outras novidades”, comentou.

O especialista deu um panorama geral investimentos que foram realizados para prevenir os acidentes, especialmente, por parte da Petrobras, depois dos acidentes na Repar (PR) e na Baia de Guanabara, RJ.

Em meio aos exemplos citados, Seta Filho destacou que muitas melhorias migraram para dentro das empresas e hoje, com o processo de prevenção, foi possível reduzir bastante o volume de ocorrências.

Ao final das apresentações houve a interação entre os palestrantes e participantes para esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas para novas iniciativas em torno do tema.

A próxima etapa do Road Show Ecomondo Brasil já está em preparação e os organizadores prometem novidades.

Mais informações pelo site http://ecomondobrasil.com.br/road-show-ecomondo/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *