Home Seções Eficiência Energética ABESCO, ABIT e Sinditêxtil firmam parceria para desenvolver projetos de eficiência energética no País

ABESCO, ABIT e Sinditêxtil firmam parceria para desenvolver projetos de eficiência energética no País

0
0

abesco-ebit-sinditexA Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sinditêxtil) fecharam acordo para promover projetos de eficiência energética entre as empresas do setor têxtil. O convênio prevê contratos de serviços e condições especiais para associados da ABIT e do Sinditêxtil fazerem avaliação e execução dos potenciais de economia de energia e água nos processos industriais e acesso às linhas de financiamento atrativas apresentadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

“O objetivo é promover a redução dos custos de produção e simultaneamente tornar as empresas mais competitivas, principalmente devido à crise hídrica histórica que vivemos. Dados do setor revelam que os custos com energia aumentaram mais de 40% nos últimos 12 meses por causa da crise de energia e de água”, explica o membro da ABESCO e um dos idealizadores da parceria, Isac Roizenblatt.

Para a ABIT e o Sinditêxtil, essa é uma ótima oportunidade para os associados reduzirem os impactos da economia atual do País e da competição externa, especialmente de países da Ásia. Ainda mais porque as intervenções podem ser feitas em várias partes do processo produtivo, como iluminação, motores, água, ar comprimido, bombeamento, ar-condicionado e ventilação, refrigeração e resfriamento, produção e distribuição de vapor, aquecimento, automação e controle, geração de energia, troca de combustíveis, gerenciamento energético, melhora da qualidade da energia (inclusive correção do fator de potência), modulação de cargas e redução da demanda no horário de ponta do consumo do sistema elétrico.

As empresas que aderirem ao projeto contam ainda com linhas de financiamento dedicadas às ações de eficiência energética do BNDES, que são a MPME, PROESCO, Apoio à Indústria e Cartão BNDES. Detalhes sobre a parceria podem ser obtidos pelo e-mail abesco@abesco.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *