Home Seções Economia Verde 5 dicas de práticas que colaboram com o meio ambiente

5 dicas de práticas que colaboram com o meio ambiente

0
0

Muito se fala da importância das práticas sustentáveis para a preservação do nosso ecossistema. No entanto, nossas ações cotidianas nem sempre estão alinhadas a este movimento, imprescindível para a manutenção da vida de todos os seres vivos do planeta. A Nova Opersan, empresa especializada em soluções ambientais para tratamento de águas e efluentes, apresenta iniciativas simples, que podem colaborar (e muito!) com o meio ambiente e, ainda, podem ser muito saudáveis ao nosso bolso. Confira:

  1. Cuidado com o descarte de óleo:

O óleo é um grande contaminante e pode causar graves prejuízos para a natureza. Quando descartado no ralo da pia da cozinha, por exemplo, pode poluir um milhão de litros de água potável, entupir a rede de esgotos e impedir o fluxo de água, o que irá gerar altos custos com o desentupimento dos canos, caixa de gordura e limpeza do ambiente, fora a enorme contaminação da água.

O que fazer? O correto é sempre reservar o óleo utilizado em garrafas PET e descartá-lo em locais específicos para coletas. Hoje, a maioria dos supermercados já disponibiliza recipientes para este tipo descarte.

  1. Aposte na coleta seletiva:

A separação do lixo orgânico e inorgânico colabora e muito com a natureza, pois auxilia na reciclagem. Se apenas juntarmos o lixo em sacos, sem separá-los por categorias, nenhum material recolhido poderá ser reutilizado. A coleta seletiva oferece economia de energia, aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminui a poluição do ar e da água, reduz a proliferação de doenças, entre outros benefícios.

O que fazer? Separar em diferentes sacolas cada tipo de material (papel, vidro, plástico e outros). Além disso, é de extrema importância descartar pilhas e baterias em lugares apropriados.

  1. Lâmpadas fluorescentes são mais duráveis e econômicas:

Utilizar lâmpadas fluorescentes, ao invés das incandescentes, pode gerar uma economia de até 80% na conta de luz. Essa troca também impacta em durabilidade. As lâmpadas fluorescentes tendem a durar 10 vezes mais que as tradicionais e aquecem menos o ambiente.

O que fazer? Se no momento não for viável trocar todas as lâmpadas da casa, a dica é optar pelos locais mais utilizados na residência como: a cozinha, a sala e o banheiro.

  1. Água preciosa:
    Coletar a água da chuva é uma maneira efetiva de economizar. Outra opção é reutilizar a água da máquina de lavar. Estas águas podem ser aproveitadas na descarga do banheiro, para regar plantas, para lavar quintal ou carro, entre outras finalidades. Desta forma, reduzimos o gasto na conta de água.

O que fazer? Para a coleta basta colocar um barril ou distribuir baldes em alguma área descoberta da casa no período de chuva. Já para reutilizar a água da máquina de lavar é preciso direcionar a mangueira que fica atrás do aparelho para um tonel, por exemplo. Desta forma, a água poderá ser armazenada e utilizada posteriormente. Ação simples, mas que pode trazer grande economia para o bolso. Nas residências e empresas que contam com ar-condicionado, por exemplo, o balde pode ser colocado embaixo do aparelho para coletar as gotas que caem ao longo do dia também.

  1. Não lave e passe roupas todos os dias:

Juntar o máximo de roupas para lavar e passar de uma só vez evita o desperdício de água e energia e ainda resulta em economia nas contas.

O que fazer? Optar por lavar e passar as roupas semanalmente ou quinzenalmente. Outra dica importante é utilizar o ferro de passar sem que outros aparelhos elétricos estejam ligados. Após desligar o ferro, com ele ainda quente, aproveite a temperatura para passar roupas mais leves, que desamassam facilmente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *