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Pesquisa Google – ESG: Brasileiros desconhecem sigla, mas querem mobilização

by admin

O Google anuncia o lançamento da Impact! ESG, plataforma de dados, mensuração e mobilização para ajudar as empresas a avaliar sua jornada de geração de impacto positivo na sociedade e a reputação de marca em relação à agenda ESG (práticas ambientais, sociais e de governança das empresas, na sigla em inglês).

O objetivo é auxiliá-las a traçar estratégias de atuação e posicionamento com base na percepção dos consumidores. O programa foi criado pelo Google em parceria com a plataforma de pesquisa MindMiners e com o Sistema B, organização que promove o Movimento B no Brasil por meio do engajamento de negócios que se comprometam com a adoção de padrões para medição de impacto positivo.

A Impact! ESG oferece um panorama sobre o tema no Brasil, a partir da visão dos consumidores, e identifica oportunidades de geração de impacto positivo para as marcas. Ela foi criada a partir de uma pesquisa inédita encomendada pelo Google à MindMiners, que ouviu três mil brasileiros de todas as regiões do país e de todas as classes sociais. O estudo analisou 274 marcas com atuação no Brasil a partir de 35 atributos ESG.

 

ESG nas empresas

 

O levantamento mostra que ESG ainda é um espaço ainda a ser ocupado pelas empresas no Brasil. Segundo o estudo, apenas um em cada cinco brasileiros declararam já ter ouvido falar no tema e quase metade não consegue associar ESG a nenhuma marca no Brasil. Ao mesmo tempo, quatro em cada cinco brasileiros declaram como importante a atuação delas em ações relacionadas a meio ambiente, panorama social e governança.

“Há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Esse olhar atento de dentro para fora garante a constante evolução da empresa e legitima sua atuação e comunicação com a sociedade”, afirma Marco Bebiano, diretor de negócios dos segmentos de Bens de Consumo, Moda e Beleza, Governo e Tecnologia do Google Brasil.

“É urgente que as empresas embarquem numa jornada de maturidade em suas estratégias de ESG, em uma análise interna sobre suas políticas, estruturas, operações e estratégias”, diz Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder da Impact! ESG.” A partir de uma evolução concreta em suas práticas, mais do que nunca é preciso ser vocal e criar estratégias para se conectar com os consumidores, que podem ainda não compreender exatamente o que ESG significa, mas valorizam o engajamento das marcas com temas como a preservação do meio ambiente e o impacto social nas comunidades onde estão inseridas.”

O estudo traz ainda dados sobre os hábitos das pessoas quando o assunto é ESG: 72% faz separação do lixo eletrônico e de materiais perigosos, 69% faz separação de lixo reciclável e orgânico, 72% utilizam meios de transporte coletivos ou alternativos ao carro/moto movido à gasolina, 42% participam ou apoiam ONGs/projetos pelos direitos de populações sub-representadas.

 

13% é o valor médio de associação do brasileiro a ESG

A pesquisa avaliou 274 marcas com atuação no Brasil, analisando o quanto os consumidores as associam com critérios relacionados ao meio ambiente, panorama social e governança. No geral, a análise constatou que o ESG ainda é um espaço com baixo nível de associação de marcas – 13% foi a média de associação que os brasileiros fizeram entre as  marcas e o tema no Brasil.

Com base nesses dados, a pesquisa também organizou o Índice ESG, métrica desenvolvida pela MindMiners em parceria com o Google, utilizada para aferir o grau de associação de uma determinada marca aos quesitos de meio ambiente, social e governança. Das 274 marcas avaliadas, os setores que tiveram as maiores notas foram, em ordem: Beleza, Finanças, Bens de Consumo, Alimentação, Cuidados Pessoais, Tecnologia, Moda e Varejo.

A análise mostra ainda que metade das marcas mais amadas do Brasil também são as de melhor reputação quando se trata de ESG – e a outra metade também está em posições favoráveis. De acordo com Lívia, construir estratégias de geração de impacto positivo e  posicionar a marca a partir de temáticas ESG aumenta a intenção de compra e a conexão  emocional com o consumidor.

 

Como é calculado o Índice ESG

O Índice ESG (IESG) é uma unidade de medida desenvolvida pela MindMiners em parceria com o Google, utilizada para aferir o grau de associação de uma determinada marca aos quesitos de Meio Ambiente, Social e Governança. A definição de atributos ESG é uma parceria com o Sistema B e os critérios derivam da BIA, ferramenta online e gratuita, disponibilizada para qualquer organização que queira medir seu impacto. O IESG é uma distribuição de probabilidade que varia entre 0 e 100%. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os territórios de Meio Ambiente, Social e Governança. Quanto mais próximo de 100%, melhores são as condições para esses territórios.

O índice IESG total pode ser descrito como a média ponderada das distribuições de probabilidade associativas dos atributos dentro de cada um dos territórios sobre o peso de cada território.

 

Sobre a Impact! ESG

A Impact! ESG é uma plataforma de dados, mensuração e mobilização do Google para ESG, que oferece um panorama do contexto ESG no Brasil a partir da visão do consumidor e identifica quais são as oportunidades de geração de impacto positivo para as marcas. Ela foi criada a partir de uma metodologia proprietária e exclusiva com o Sistema B e a MindMiners, e se baseou em uma pesquisa inédita sobre percepção dos brasileiros em relação aos valores ESG de 274 marcas. Foram entrevistados 3 mil brasileiros conectados (homens e mulheres),  maiores de 18 anos das classes ABCDE de todo o país.

Para apoiar as empresas, a Impact! ESG contará com um plano de ação composto por sessões consultivas de capacitação para times internos, projetos especiais de geração de impacto positivo para a sociedade e uso de produtos e plataformas Google para fortalecimento das marcas.

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